Junho Verde: Pará terá vasta programação com diálogos, educação ambiental e fomento à bioeconomia

30/05/2023 17h14 Por ASCOM

Junho Verde: Pará terá vasta programação com diálogos, educação ambiental e fomento à bioeconomia
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

No dia do meio ambiente, 5 de junho, painéis serão realizados com diversas temáticas, entre elas, o ‘Desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia’

O governo do Pará realizará no próximo mês de junho uma grande programação em comemoração ao Junho Verde. As ações serão promovidas por diversas instituições estaduais, capitaneadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

No Pará, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, tem a lei de nº 9.856, publicada em fevereiro deste ano, que instituiu junho como o mês dedicado a enfatizar junto à população a importância dos ecossistemas naturais, dos seres vivos e do combate à poluição e à degradação da natureza, estimulando o conhecimento e a preservação da biodiversidade brasileira.

Foto: Ascom/Semas

A programação do Junho Verde inclui atrações culturais para o público adulto e infantil, envolvendo danças, exposições sobre bioeconomia e sustentabilidade e plantio de mudas, além da corrida e caminhada que deve envolver aproximadamente mil pessoas. Também serão realizados painéis com diversas temáticas, como, por exemplo, economia verde e desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia.

Programação 

Concerto – As celebrações pelo junho verde começam no dia 2 (sexta-feira) com uma apresentação especial da Amazônia Jazz Band, no Theatro da Paz, às 20h. O repertório trará músicas voltadas para a temática ambiental, valorizando as canções que embalam a Amazônia. As canções “Foi assim” de Paulo André e Ruy Barata, “Merengue do Botinho” de Ziza Padilha, “Sabor Açaí” e “Olho de boto” de Nilson Chaves são algumas que irão animar o público durante o espetáculo. Para assistir, basta acessar a bilheteria digital a partir de quarta-feira (31), à tarde.

Bem estar – No dia 3 de junho ocorrerá a corrida e caminhada, no Parque Estadual do Utinga, a partir de 6h, que deverá reunir mil inscritos. Para participar, os interessados fizeram  a doação de ração para animais silvestres, no valor de R$30,00 (trinta reais). Haverá premiação para os três primeiros colocados das modalidades. Na ocasião, será realizada ainda a feira da agricultura familiar, no estacionamento do Parque Estadual do Utinga (PEUT).

”Nossa Amazônia” – Ainda no dia 3 e também no dia 4, sábado e domingo, ocorrerá no Porto Futuro o marketplace da bioeconomia com a exposição e comercialização de produtos feitos a partir insumos de bioeconomia, oriundos da natureza, como biocosméticos, alimentos naturais, biojóias, entre outros. O público poderá ainda fazer uma imersão no espaço sensorial “Nossa Amazônia” e ter uma experiência como se estivesse no meio da floresta, sentindo o cheiro, ouvindo os sons e percebendo de mais perto os efeitos das mudanças climáticas. No espaço terá ainda programações voltadas para o público infantil, com atividades interativas, além de plantio de mudas. As programações ocorrem de 16 às 21h. Ainda no domingo, 4, haverá o marketplace de bioeconomia na Casa das 11 janelas durante a programação Preamar da Criatividade, de 8h30 até às 17h.

Painéis – No dia do meio ambiente, 5 de junho, no teatro Maria Sylvia Nunes, na estação das Docas, a partir de 10h, será realizada a abertura oficial do Junho Verde com a presença do Governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, além de painéis temáticos.

O primeiro painel será às 11h e terá como tema “Os tribunais de contas e o controle ambiental” com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Assis Corrêa Pinheiro. Em seguida, ocorrerá a palestra com o tema “Pará – Brasil e os Tribunais de Contas: sustentabilidade diante dos desafios globais” com o ambientalista; deputado constituinte; autor de parte da legislação ambiental brasileira e Fundador da SOS Mata Atlântica e participante de várias ONGs brasileiras e internacionais, Fábio Feldmann.

No período da tarde, a partir de 14h, haverá o painel “Educação ambiental, sustentabilidade e empreendedorismo feminino no programa Territórios pela Paz (Terpaz)” com o secretário adjunto de gestão e regularidade ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos e convidados.

Às 15h, o debate será sobre “Economia verde e desenvolvimento sustentável” com a analista e especialista em desenvolvimento sustentável do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alessandra Lobo, uma representante do Instituto Alachaster e o especialista em reciclagem inclusiva, Tião Santos.

O último painel, que irá acontecer, às 17h, trará como tema “Desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia” com a presença do secretário de meio ambiente e sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, Secretária de Cultura, Ursula Vidal, o secretário executivo do CAL, Marcelo Brito, o coordenador do Conselho Nacional dos Extrativistas (CNS), Ivanildo Brilhante e representante do Banpará. Uma atração cultural fará o encerramento do evento. Paralelo aos painéis ocorrerão o marketplace da bioeconomia, exposição com iniciativas sustentáveis e exibição do pacote de sistemas digitais da Sema

Programação

2/6 (sexta-feira)

Concerto Amazônia Jazz Band, no Theatro da Paz, às 20h

3/6 (sábado) 

Corrida e Caminhada, no Parque Estadual do Utinga, a partir de 6h

Exposições, plantio de mudas e estandes, atração cultural para o público infantil e adulto, no Porto Futuro, a partir de 16h

4/6 (domingo)

Exposições, plantio de mudas e estandes, atração cultural para o público infantil e adulto, no Porto Futuro, a partir de 16h

Marketplace de bioeconomia  na Casa das 11 janelas durante a programação Preamar da Criatividade, de 8h30 até às 17h.

5/6 (segunda-feira)

Exposições, atrações culturais e painéis no Teatro Maria Sylvia Nunes, 9h às 18h.

O espaço sensorial “Nossa Amazônia” também estará presente no dia 5, na estação das docas.

Veja Também