06/12/2022 16h54 | Atualizado em 06/12/2022 16h56 Por ASCOM
A estratégia do Governo do Pará, por meio de cursos e palestra, fortalece a gestão dos recursos naturais nos municípios
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) cumpriu em novembro e até o início de dezembro intensa agenda de cursos e palestra sobre capacitação ambiental em Belém e nos municípios de Marabá e Canaã dos Carajás, na região Sudeste, e Aveiro, no Sudoeste, com participação de técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente. A capacitação de servidores de secretarias municipais é estratégia do Governo do Pará para fortalecer a gestão dos recursos naturais nos municípios. Servidores da Semas também proferiram palestra sobre coleta de resíduos no Arquipélago do Marajó.
Realizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Secretaria de Estado, os cursos formam educadores ambientais que atuam na multiplicação de boas práticas ambientais e fomentam a participação comunitária na gestão ambiental, contribuindo com a preservação e conservação dos recursos naturais e na melhoria da qualidade de vida da população local.
Segundo a coordenadora da Ceam, Andreia Monteiro, as capacitações também ajudam o Estado a cumprir com os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – assumidos em junho de 2021 pelo governador Helder Barbalho. “A capacitação em educação ambiental é uma atividade que atende à Agenda 2030, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12), que visa garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. E a educação ambiental é uma das ferramentas necessárias para o cumprimento deste Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado ao consumo e produção responsável. E sendo a gestão ambiental uma das formas de preservar o meio ambiente para a atualidade e as futuras gerações é que essa capacitação vem com a intenção de atender aos servidores municipais e à comunidade em geral interessada em conservar e usar o recurso natural de forma sustentável”, explicou Andreia Monteiro.
Prática e teoria – Entre os temas abordados nas capacitações estiveram conceitos de meio ambiente, de desenvolvimento sustentável, noções sobre a Agenda 2030, a relação do ser humano e a natureza, noções de legislação ambiental, elaboração de planos de ação e reaproveitamento de resíduos domésticos. Foram realizadas atividades práticas e teóricas sobre meio ambiente; problemáticas socioambientais locais, regionais e globais; fontes de poluição; estratégias de desenvolvimento sustentável; planos de ação; Agenda 2030 e os ODS; noções sobre legislação ambiental; práticas de gestão sustentável de resíduos urbanos e domésticos, e reaproveitamento de resíduos sólidos.
Também foram realizadas atividades práticas de produção de coletores de resíduos domésticos, de sabão ecológico com reaproveitamento de óleo de cozinha usado e de composteira doméstica para produção de adubo, a partir do reaproveitamento de resíduos de origem vegetal. Ainda serão realizadas dinâmicas de grupo e visita técnica para assimilação e aplicação do conteúdo ministrado.
Em Marabá, a capacitação realizada entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro contou com uma turma de 29 alunos, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), da Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também participaram representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Cooperativa de Reciclagem de Marabá (Corema), do Instituto da Guarda Ambiental Força Especial (Igafe), da Secretaria Municipal de Educação (Semed – Marabá), Secretaria de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM), do Instituto Nacional de Defesa Ecológico e Vigilância Ambiental (Indeva), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Comam) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Rural de Marabá.
Para Edivan Santos de Abreu, técnico em Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Marabá, o curso traz benefícios para o trabalho dos servidores. “Esta capacitação agrega conhecimento para a gente, para o dia a dia, e é mais um curso de aperfeiçoamento que vai trazer benefícios para o nosso trabalho. Vai melhorar a nossa abordagem, nosso conhecimento ao lidar com as pessoas, porque a conscientização tem que estar sempre renovada. As pessoas necessitam deste conhecimento”, afirmou.
Segundo Lindemberg Oliveira, da Corema, a capacitação melhora o trabalho voltado para a redução do impacto ambiental na região. “Eu achei muito importante e significativa a capacitação para todos nós, que trabalhamos na área, e para todas as pessoas terem um conhecimento melhor sobre o que é educação ambiental e sobre como tratar não o lixo, como a gente está acostumado a dizer, mas sim os resíduos do que a gente utiliza em nosso dia a dia. Assim, podemos amenizar o impacto ambiental causado na natureza da nossa região”, ressaltou.
Ecologia e juventude – No dia 26 de novembro, servidores da Ceam da Semas também estiveram no município de Curralinho, no Marajó, para ministrar palestra sobre educação ambiental durante a 2ª Amostra Ecológica da Pastoral Juvenil da Paróquia de São João Batista, que teve como tema “Juventude reciclando e preservando o verde, fazendo a diferença brotar em todo lugar”.
Andreia Monteiro explicou que “esta palestra teve esta temática, e abordamos a importância da coleta de resíduos e como fazer a coleta correta, destinação e reciclagem de resíduos sólidos e líquidos”.