Técnicos da Semas participam de intercâmbio sobre gestão de barragens em Minas Gerais

24/10/2022 17h59 | Atualizado em 24/10/2022 17h59 Por ASCOM

Técnicos da Semas participam de intercâmbio sobre gestão de barragens em Minas Gerais

Fiscalização, segurança preventiva, licenciamento de barragens e recuperação de áreas afetadas por desastres ambientais foram debatidos no encontro

Um intercâmbio de informações entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), ocorreu na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), entre os dias 18 e 21 de outubro, para debater fiscalização, segurança preventiva e licenciamento de barragens, bem como recuperação de áreas afetadas pelos desastres de Mariana e Brumadinho.

Por meio de um decreto do governo do Estado, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) de Segurança em Barragens, coordenado pela Semas, para tratar das barragens do Pará. Quatro técnicos da Secretaria participaram de palestras ministradas por servidores da Sisema, para a criação de ajustes necessários nos procedimentos e regulamentos no Pará, e para a criação de novas estratégias.

Também foram apresentados os principais acidentes ambientais ocorridos em Minas Gerais e a recuperação das áreas atingidas pelos desastres de Mariana e Brumadinho. A exposição coube à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que também explicou sobre o Programa de Gestão de Barragens de Rejeitos e Resíduos, e ressaltou os pilares do programa, que são o cadastro, a fiscalização e o inventário. 

Gestão – “A equipe fez um overview (visão global) sobre como é feita a gestão das áreas de Brumadinho e das bacias dos rios Paraopeba e Doce. Posteriormente, foi tratada a parte de gestão de barragens envolvendo a segurança e minas paralisadas e abandonadas, em especial as áreas que precisam de algum tipo de recuperação e que estão sob a gestão da Feam”, disse a chefe de gabinete da Feam, Renata Maria de Araújo.

No último dia do intercâmbio, o grupo da Semas assistiu a uma apresentação sobre outorga e fiscalização de barragens com fins de acumulação de água, ministrada por membros do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). “Nosso intuito aqui é absorver conhecimentos e todos os procedimentos que precisamos melhorar em nosso Estado”, informou Patrícia Cabral, técnica em Gestão de Meio Ambiente da Diretoria de Licenciamento Ambiental da Semas.

Veja Também