Ações de educação ambiental na zona costeira são debatidas em Barcarena

22/09/2022 18h36 | Atualizado em 05/10/2022 16h38 Por ASCOM

Ações de educação ambiental na zona costeira são debatidas em Barcarena

O projeto quer promover ações estratégicas baseadas no desenvolvimento sustentável e na economia de baixo carbono

O Projeto de Educação Ambiental para a Zona Costeira Paraense, que tem como um dos objetivos a melhoria da gestão e qualidade de vida de populações que habitam a zona costeira, chegou ao município de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, nesta quinta-feira (22). O projeto integra o Plano de Capacitação e Difusão do Conhecimento sobre a Zona Costeira, atrelado à Política Estadual de Gerenciamento Costeiro do Pará (PEGC-PA), executada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A Política Estadual define princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos para a gestão sustentável da zona costeira paraense, garantindo o planejamento e a gestão dos recursos naturais da zona costeira de forma participativa e integrada, visando à melhoria da qualidade de vida das populações locais, à preservação dos habitats de fauna e flora, aos serviços ecossistêmicos e ao desenvolvimento sustentável da zona costeira.

Proteção – Segundo Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas, o projeto visa ainda promover ações estratégicas em educação ambiental, baseadas no desenvolvimento sustentável e na economia de baixo carbono, para proteção e recuperação dos ecossistemas. É objetivo também promover a utilização consciente dos recursos naturais e o fortalecimento da cidadania e dos segmentos locais para transformação eficiente social e territorial.

“Viemos fazer a pactuação da articulação da implementação do que está previsto no projeto de Educação Ambiental escrito pelos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam). E a segunda etapa será a realização de capacitação em educação ambiental para os técnicos do município”, explicou Andreia Monteiro sobre a apresentação do projeto.

O evento contou ainda com a presença de Artur Corrêa, responsável pelo Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ambiental da Semas, que abordou a PEGC. Em média, 20 pessoas participaram da ação.

Veja Também