16/09/2022 16h09 | Atualizado em 05/10/2022 16h14 Por ASCOM
Um curso sobre Gestão Sustentável de Recursos – Âmbito Administrativo e Contratações Públicas Sustentáveis foi realizado nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A capacitação, ministrada pelo professor Auro Machado, mestre em Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado, foi direcionada a servidores da Secretaria.
O palestrante é advogado e consultor da Consultre, contratada para realizar a qualificação de forma presencial. O evento é uma promoção da Diretoria de Gestão Administrativa, Financeira e Tecnologias (Dgaf), por meio do Setor de Sustentabilidade da Semas.
A qualificação está voltada a todos os setores da Semas. Profissionais de diversas áreas, como de recursos hídricos, licenciamento ambiental, consultoria jurídica, de contratos, licitações e outras, que envolvem servidores da área administrativa, engenharias ambiental, sanitária e outros grupos que desenvolvem o trabalho na Secretaria.
Brenda Hachem, integrante do Setor de Sustentabilidade, informou que cerca de 30 técnicos do órgão ambiental do Pará participaram da capacitação, voltada à adoção de critérios de sustentabilidade na gestão dos recursos da Semas e no processo de contratações públicas. “Esse curso está sendo norteador para atuação quanto às competências da equipe de sustentabilidade da Semas. Buscamos a melhor forma de gestão, para que a atuação não seja conflituosa com outros setores, e encontramos também a melhor forma de auxiliar a administração na gestão dos recursos e promover ações sustentáveis, pela necessidade de a Semas implantar boas práticas de responsabilidade socioambiental”, disse a servidora.
Orgulho para o Brasil – O professor Auro Machado ressaltou os benefícios do conhecimento sobre gestão administrativa para as políticas públicas. “Pelo que estou constatando, o órgão ambiental está muito bem dentro do Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente). Sistematicamente falando, a gestão, hoje, contemplada pela Semas no âmbito do Pará, muito orgulha nosso País, com relação à capacitação dos servidores, à qualificação, ao envolvimento deles nas políticas públicas regionais, ao licenciamento, à questão de recursos hídricos, muito rico aqui no Pará pela situação geopolítica. Tenho certeza que as políticas públicas, a certificação, as contratações públicas sustentáveis vão ser muito bem conduzidas pelo corpo técnico da Semas”, concluiu.
O engenheiro sanitarista Rômulo Ferreira, da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA), considera que a capacitação conscientiza sobre como implementar a sustentabilidade na área administrativa da Semas. “Economia de papel, solicitação de material reciclável, a eficiência ambiental das instalações físicas do prédio onde são desenvolvidas as atividades e outros temas sustentáveis são abordados no curso, para melhoria da sensibilidade ambiental dos servidores”, enfatizou Rômulo Ferreira , técnico em Gestão do Meio Ambiente.
No material didático exposto na qualificação, assinado pelo palestrante, consta que “os objetivos econômicos que podem ser alcançados por meio de uma compra incluem a criação de novos empregos, novos mercados, desenvolvimento local e oportunidades para micro e pequenas empresas, além de oferecer a melhor relação qualidade/preço no ciclo de vida de uma compra”.