Oficina de Ecobiju incentiva consciência ambiental e geração de renda

09/09/2022 15h55 | Atualizado em 05/10/2022 15h58 Por ASCOM

Oficina de Ecobiju incentiva consciência ambiental e geração de renda

A capacitação realizada no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação contou com a parceria do Instituto Alachaster

Pessoas atendidas pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, participaram da Oficina de Ecobiju, iniciativa de educação ambiental que ensina a produzir bijuterias a partir de material reciclável, como papel, papelão e demais resíduos sólidos. A capacitação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na manhã desta sexta-feira (09), no CIIR, envolvendo crianças, adolescentes e suas mães, e contou com a parceria do Instituto Alachaster.

“Eu estou gostando muito desta oficina. Eu me surpreendi com estas bijuterias feitas com material reciclável. Tem muita coisa interessante, que a gente nem sabia que se podia reaproveitar. Está sendo muito útil”, afirmou Edilma Silva, empregada doméstica e moradora do bairro da Condor.

Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas, ressaltou a importância da parceria. “É muito importante esta atividade desenvolvida no CIIR. A Semas, em parceria com o instituto Alachaster, participa da programação e leva a atividade que trabalha o reaproveitamento do papel para confecção de bijuterias ecológicas. Para algumas pessoas, este tipo de atividade passa a ser uma terapia, e para outras é geração de fonte de renda”, informou.

Sustentabilidade – Segundo Luciana Rocha, coordenadora de Apoio e presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, a atividade promove o empreendedorismo social utilizando a reciclagem. “Este dia comemorativo está promovendo a consciência ambiental e a sustentabilidade. Através desta parceria, a gente está desenvolvendo oficinas de compostagem, de cultivo, contação de histórias, reciclagem de pneus e pintura, feirinha com produtos recicláveis, além de oficina de reaproveitamento de alimentos. Estamos transmitindo esta informação, este conhecimento, para mostrar às pessoas que elas podem trabalhar diretamente com o empreendedorismo social, como oficinas de eco biju, de cultivo e produção de embalagens com produtos recicláveis”, destacou.

O Instituto Alachaster é um apoiador das ações do CIIR, principalmente nas áreas de educação ambiental e empreendedorismo, disse Lidiely Dutra, integrante do Instituto. “As oficinas de materiais recicláveis incentivam o reaproveitamento dos materiais e mostram para as pessoas que é possível aprender um tipo de ofício para gerar renda. É o reaproveitamento de artigos vindos da reciclagem, como tecido de sombrinha transformado em bolsas, além de outros artigos que têm este potencial de serem reciclados e se tornarem produtos vendáveis, gerando destinação correta de materiais, tirando estes materiais do meio ambiente e entrando de novo na cadeia produtiva, na economia circular”, concluiu.

Veja Também