Semas promove curso de educação ambiental na Usipaz da Cabanagem

25/08/2022 10h33 | Atualizado em 05/10/2022 10h36 Por ASCOM

Semas promove curso de educação ambiental na Usipaz da Cabanagem

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) realiza até esta sexta-feira (26), o curso de capacitação em educação ambiental na Usina da Paz do Bairro da Cabanagem. A capacitação teve início na última terça-feira (23), com assuntos como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as mudanças climáticas e a biodiversidade.

O curso é ministrado por Lucivaldo Pontes, técnico de gestão em meio ambiente da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da secretaria. Ele informou que também são discutidos os conceitos sobre meio ambiente, a relação da sociedade com a natureza, além de problemas ambientais específicos enfrentados pela comunidade do bairro da Cabanagem.

“Com esses conhecimentos teóricos, um dos objetivos é fazer com que os participantes sejam protagonistas em ações ambientais, sendo capazes de elaborar planos de ação e projetos que possam melhorar o meio ambiente aqui no território da Cabanagem. Após a formação teórica, o curso vai passar para a parte prática, que será a elaboração destes planos de ação, que são atividades de educação ambiental que visam a melhoria das problemáticas ambientais da comunidade”, explicou Lucivaldo Pontes.

A capacitação atual é preparatória para outras formações voltadas para atividades práticas. “Em um segundo momento, teremos cursos que irão abordar a parte prática da educação ambiental, que é a economia doméstica, como a produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado, a produção de biojoias que podem gerar renda para a comunidade, produção de coletores de resíduos, produção de adubo orgânico. Uma série de oficinas que serão desenvolvidas a partir desta parte teórica da educação ambiental. Após este curso atual, vamos ter ofertas destas oficinas”, completou o técnico da Semas.

A consciência ambiental ao longo do curso é despertada nos moradores que refletem sobre novos hábitos para tornar o bairro onde moram mais sustentável. “Além da parte da limpeza das ruas, este curso vai ser muito importante para essa parte de jogar fora o lixo de um jeito correto e ajudar a minha vizinhança. As pessoas, tendo este conhecimento de como reciclar, vão fazer de forma muito melhor, vão reciclar e não jogar fora de qualquer jeito. Além disso, vamos poder ensinar outras pessoas, tanto nossos vizinhos como nossos familiares, vamos ensinar como separar e reutilizar o lixo doméstico que temos em casa”, afirma Josiléia Maués, dona de casa e moradora da Cabanagem.

O curso proporciona, ainda, o repensar sobre ações e iniciativas que possam reduzir os problemas encontrados no dia a dia. “O curso tem sido importante por causa do seu objetivo de nos trazer muitas informações sobre o meio ambiente e sobre a importância da preservação. Em nossa comunidade nós temos um problema muito grande com descarte errado de lixo, assim como alagamento, muitas ruas acabam enchendo, devido a fatores como o assoreamento de rios que existiam anteriormente. E esse curso vem com esta proposta do cuidado com o meio ambiente e vem também com o objetivo de criar multiplicadores desta ideia, levando informações, contribuindo para que a gente possa melhorar o nosso meio ambiente”, finalizou a estudante Alessandra Rodrigues, moradora da comunidade do entorno da Usipaz.

Veja Também