19/08/2022 10h31 | Atualizado em 05/10/2022 10h32 Por ASCOM
40 servidores de secretarias municipais de meio ambiente da região dos Carajás foram qualificados
Promover a melhoria e a eficiência na qualidade dos serviços prestados à sociedade é o foco da segunda edição da Capacitação em Gestão Ambiental Municipal, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A programação teve início na última terça-feira (16) e encerrou nesta sexta-feira (19), na Usina da Paz de Canaã dos Carajás, sudeste paraense, para representantes de municípios da região.
Realizada em regiões de integração, a ação capacitou 40 servidores de secretarias municipais de meio ambiente da região dos Carajás. Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia foram os municípios convidados desta segunda edição da capacitação em 2022.
“O objetivo do evento é promover o desenvolvimento e o fortalecimento das ações de gestão ambiental através da capacitação dos gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e os membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente para o pleno exercício da Gestão Ambiental Municipal”, explica Sheila Bonifácio, gerente de Articulação e Municipalização da Gestão Ambiental da Semas.
A capacitação, ministrada por 17 técnicos de diversas áreas da Semas, expôs temas como Legislação Ambiental, Educação Ambiental, Fiscalização Ambiental, Licenciamento Ambiental de atividades, Cadastro Ambiental Rural e Sistema de Licenciamento Ambiental Municipal (Sislam).
Entre as oficinas realizadas no evento está um estudo de caso no processo de Licenciamento Ambiental nas atividades industriais, assim como um estudo de caso de processo de Licenciamento Ambiental Rural (LAR). Em outra oficina realizada foi abordado como proceder sobre resgate, afugentamento e destinação de fauna silvestre em licenciamento de atividades que impactem esses seres.
A analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Água Azul do Norte, Aline Souza, considera que a capacitação ocorreu em momento estratégico para apoiar o fortalecimento do conhecimento dos técnicos das secretarias regionais. “E hoje, com a oportunidade de estar participando, afirmo que o evento teve o objetivo de apoiar o fortalecimento da gestão com desenvolvimento sustentável local, capacitando toda a equipe, além da capacitação técnica/jurídica, mas bem como compartilhamento de experiências”, enfatizou a analista.