02/08/2022 09h37 | Atualizado em 05/10/2022 09h37 Por ASCOM
A biblioteca da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está revitalizada e foi reaberta ao público nesta segunda-feira,1º. Em ambiente reformado, os usuários internos e externos encontram publicações direcionadas a diversos temas ambientais, de segunda-feira até sexta-feira, de 8h às 14h. O titular da Semas, Mauro O’de Almeida, recepcionou os presentes e expôs a satisfação do órgão ambiental em retomar este serviço público.
À disposição dos usuários, funcionários da instituição, pesquisadores, alunos da rede de ensino público e privada, pós-graduação e demais interessados, estão cerca de 8 mil publicações no acervo da biblioteca – entre livros, folhetos, periódicos e materiais especiais como CD, DVD, especializados em meio ambiente.
Neste primeiro momento de funcionamento, a biblioteca está oferecendo serviços de pesquisa e normalização bibliográfica e também de referência de atendimento e treinamento do usuário. As consultas bibliográficas podem ser feitas por agendamento, quando se tratar de grupos de pedagogos, bibliotecários ou outras equipes. A pesquisa individual pode ser feita por acesso livre, bastando a identificação na portaria da Semas.
O bibliotecário Paulo Maia, da Semas, explica que a informação ambiental serve para o gestor do meio ambiente tomar decisões nas várias áreas do conhecimento ambiental, entre elas recursos hídricos, Unidades de Conservação, licenciamento ambiental e mudanças climáticas. “Só assim o usuário tem acesso a uma informação democrática e de qualidade”, pondera.
Na reabertura do espaço, o engenheiro florestal, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Crisomar Lobato, palestrou, de forma presencial e online sobre Ordenamento Territorial: Zoneamento Ecológico-Econômico e Unidades de Conservação do Pará. Em uma nova palestra, programada para 22 de agosto, de 15h às 16h, a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ludetana Araújo, abordará o tema Educação Ambiental; Informação e Formação, como Espaço da Sustentabilidade.
“Além de novos exemplares e estruturas renovadas, a roda de conversa “Café com conhecimento” trará a cada quinzena um convidado para dialogar sobre diversos assuntos. É a valorização e qualificação dos servidores para melhor servir a sociedade”, informou o titular da pasta, Mauro O’de Almeida.
Outras palestras sobre o meio ambiente, ainda este ano, terão a participação de convidados especialistas na área. Também está planejado, para o futuro, o desenvolvimento de um trabalho envolvendo a doação de kits ambientais e outros projetos voltados ao meio ambiente.