Oficinas promovem educação ambiental entre moradores de Canaã do Carajás

27/07/2022 17h55 | Atualizado em 05/10/2022 12h08 Por ASCOM

Oficinas promovem educação ambiental entre moradores de Canaã do Carajás

Os moradores do município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, estão sendo orientados por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a protegerem o meio ambiente com geração de renda, em oficinas de reaproveitamento de resíduos domésticos e geração de renda e também de ecobijuterias. Os cursos estão direcionadas a representantes de órgãos públicos municipais, integrantes de organizações da sociedade civil e outros interessados, nas instalações da Usina da Paz (UsiPaz) da localidade, desde segunda-feira (25) até quinta-feira (28).

Nas oficinas, realizadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), os participantes aprendem a produzir adubos sólidos e fertilizantes líquidos, a partir da utilização de cascas de frutas e outros resíduos orgânicos, em composteiras domésticas, além da confecção coletores seletivos de lixo reciclável, durante o curso. A fabricação de sabão caseiro, com reaproveitamento de óleo de cozinha usado, e criação de ecobijuterias, com reutilização de resíduos sólidos, principalmente o papel, são outros exemplos de proteção ambiental com geração de renda.

Glória Maria Vieira, natural do estado do Maranhão mora em Canaã dos Carajás há 26 anos, disse que a participação nas oficinas na UsiPaz é de suma importância para a sociedade e para o município. “A gente está trabalhando com a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente, no reaproveitamento de resíduos, para tentar minimizar os impactos ambientais causados por esses resíduos na cidade, dando uma destinação útil e adequada para a melhoria ambiental e bem-estar da população”, afirmou.

Veja Também