27/07/2022 17h55 | Atualizado em 05/10/2022 12h08 Por ASCOM
Os moradores do município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, estão sendo orientados por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a protegerem o meio ambiente com geração de renda, em oficinas de reaproveitamento de resíduos domésticos e geração de renda e também de ecobijuterias. Os cursos estão direcionadas a representantes de órgãos públicos municipais, integrantes de organizações da sociedade civil e outros interessados, nas instalações da Usina da Paz (UsiPaz) da localidade, desde segunda-feira (25) até quinta-feira (28).
Nas oficinas, realizadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), os participantes aprendem a produzir adubos sólidos e fertilizantes líquidos, a partir da utilização de cascas de frutas e outros resíduos orgânicos, em composteiras domésticas, além da confecção coletores seletivos de lixo reciclável, durante o curso. A fabricação de sabão caseiro, com reaproveitamento de óleo de cozinha usado, e criação de ecobijuterias, com reutilização de resíduos sólidos, principalmente o papel, são outros exemplos de proteção ambiental com geração de renda.
Glória Maria Vieira, natural do estado do Maranhão mora em Canaã dos Carajás há 26 anos, disse que a participação nas oficinas na UsiPaz é de suma importância para a sociedade e para o município. “A gente está trabalhando com a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente, no reaproveitamento de resíduos, para tentar minimizar os impactos ambientais causados por esses resíduos na cidade, dando uma destinação útil e adequada para a melhoria ambiental e bem-estar da população”, afirmou.