16/07/2022 17h38 | Atualizado em 04/10/2022 17h39 Por ASCOM
Chuvas acima do normal. É a previsão meteorológica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, para a próxima quinzena de julho na Região Metropolitana de Belém (RMB) e toda faixa norte do Pará, que abrange o nordeste paraense, litoral, Ilha do Marajó e Baixo Amazonas. As informações foram divulgadas pela Secretaria neste sábado, 16.
Os primeiros 15 dias de julho foram caracterizados por muito sol e calor, com registro de temperatura de até 33º, porém com ocorrência de chuvas no final da tarde e início da noite, principalmente em forma de pancada de chuva, que geralmente são acompanhadas por rajadas de vento e raios.
Quem procurar as praias e balneários presentes na RBM e no nordeste do Estado, muito frequentado nesta época do ano em decorrência das férias escolares, deve estar preparado para períodos de sol, com tempos chuvosos ao final da tarde e início da noite, explicou Saulo Carvalho, coordenador de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas.
“Para essa próxima quinzena, é esperada a manutenção dessas chuvas aqui na faixa norte do Estado, sendo que para o padrão de chuvas conhecido na faixa norte, são esperadas chuvas um pouco acima do normal, já que em média chove 150 milímetros até 200 milímetros nessa região. É possível que a gente encontre chuvas de até 250 milímetros, um pouco acima da média”, informou Saulo Carvalho.
Sudoeste, sul e sudeste paraense – na primeira quinzena do mês foi registrado tempo firme, com sol, calor e pouca ou nenhuma chuva nessas regiões. De acordo com o último boletim também haverá manutenção desse padrão, permanecendo o clima seco e quente, com pouca ou nenhuma previsão de chuva até final de julho.