14/06/2022 13h02 | Atualizado em 01/07/2022 10h02 Por ASCOM
Servidores das mais diversas áreas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) iniciaram, nesta segunda-feira, 13, o curso de Gerenciamento de Projetos, que se estende até a próxima quarta-feira, 15. Introdução às teorias da criação de projetos, análises de projetos em pauta pela secretaria, competências e obrigações de um gerente de projetos e diversos outros fatores serão estudados durante as aulas.
Com sala cheia, o primeiro dia de curso contou com grande interatividade entre o professor Antonio Grazzia, Bacharel em Engenharia Eletrônica e especialista em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos, e os profissionais da secretaria que participavam do curso. “O principal desafio é a mudança cultural em relação ao comportamento profissional que precisa estar mais maduro no âmbito público. Iniciamos com uma introdução para colocar todos na mesma página do que iremos fazer e a partir disso vamos começar a desenvolver conceitos e definições comuns em gestão de projetos”, explicou Grazzia.
Além de teórico, o curso vai tocar na parte prática do trabalho dos servidores da Semas. Nos próximos dias de curso será analisado de forma mais detalhada um projeto já elaborado dentro da secretaria. “Vamos pegar um trabalho real da Semas para montarmos um rascunho de um plano de como que pode ser feita a partida de um projeto, que é o ponto mais importante dessa proposta, mostrando a importância de cada item exposto no curso para poder clarear o ambiente desta peça em si, para que isso seja replicado em outros projetos futuros”, concluiu o especialista.
A expectativa é de que o curso, além de alavancar o conhecimento individual dos participantes, seja importante para a melhoria dos projetos em conjunto entre coordenadorias e secretarias adjuntas que integram a Semas. “Esperamos conseguir melhores resultados nos projetos executados na Semas e para isso os conceitos e teorias são importantes para aprendermos a elaborar. Muitos projetos são intersetoriais, logo, se todos conversarem na mesma linha e estruturar de forma conjunta todos os projetos, acabamos em conseguir para o Estado resultados muito melhores do que temos hoje”, afirmou Diana Castro, participante do curso.
A iniciativa de oferecer o curso para os servidores faz parte do projeto de atualização e qualificação da equipe técnica da Semas. Lucas Lima, assessor da Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos e Clima, explica que o curso busca contribuir com a qualificação profissional dos alunos. ” O curso é uma oportunidade de trazermos novas ferramentas e metodologias de planejamento para a rotina da Semas. A gestão de projetos já é uma forte realidade no setor privado, onde tem demonstrado excelentes resultados, e pode ser uma forte aliada na elaboração de políticas públicas de impacto e eficiência. Nessa primeira turma, temos vários gestores e servidores que atuam diretamente com projetos prioritários para a SEMAS, mas a ideia é que o ciclo de capacitação alcance outros servidores e outros temas”.
Ao término das aulas todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso de Gerenciamento de Projetos.