08/06/2022 09h59 | Atualizado em 01/07/2022 10h02 Por ASCOM
Mais de 200 quilos de ração para animais silvestres, entregues na manhã desta terça-feira (07), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foram recebidos por meio da troca do alimento pela participação na programação esportiva realizada durante a Semana do Meio Ambiente 2022, que incluiu caminhada, corrida, passeio ciclístico e trilha sensorial para pessoas com baixa visão, no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, no último sábado (04). As doações foram entregues a representantes da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Semas (Difisc).
“Não conseguimos nem quantificar o número de animais que serão beneficiados. São animais resgatados pela Secretaria em conjunto com outros órgãos competentes, e outros que a própria população deixa na sede da Semas, localizada no Parque do Utinga, para serem tratados e bem cuidados”, informou o diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Jorge Silveira.
Alerta – Com o grande volume de inscritos, a ração vai alimentar muitos passarinhos, papagaios, corujas, jabutis, macacos e outros animais. “Quando se pensa no cuidado com os bichos, sempre tendemos a pensar nos animais de estimação, animais domésticos. A iniciativa de pedir como inscrição para o evento como o que foi realizado esse tipo de ração, além de ajudá-los com sua alimentação, serve como um alerta para a população em questões pertinentes a esse gênero de animal”, destacou a ciclista Cláudia Marinho, que também contribuiu com a ação.
A iniciativa de condicionar a inscrição ao evento à entrega dos alimentos para animais silvestres partiu do volume mensal de animais resgatados e deixados no Parque Estadual do Utinga. “Por lei, faz parte da competência da Semas receber os animais silvestres e recuperar sua integridade física até o retorno ao habitat natural. Para tanto, é necessário garantir o suprimento deles. Nesse sentido, conseguimos integrar a ação de responsabilidade ambiental quanto aos cuidados com a nossa fauna nas ações da Semana do Meio Ambiente”, frisou a diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Semas e uma das organizadoras do evento, Lília Reis.
Serviço: Denúncias de criação de animal silvestre em cativeiro, de maus-tratos a animais ou de outros crimes ambientais, como caça e pesca ilegal, são encaminhadas à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), pelo telefone 181. Pedidos de resgate de animais devem ser feitos ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo telefone 190. A entrega voluntária de animal silvestre deve ser feita na Difisc, no Parque do Utinga, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 h.