Semas encerra Semana do Meio Ambiente com atração cultural no Porto Futuro

06/06/2022 09h52 | Atualizado em 01/07/2022 10h02 Por ASCOM

Semas encerra Semana do Meio Ambiente com atração cultural no Porto Futuro

No fim de semana, público conferiu entrega de Ecoponto, feiras, marketplace de bioeconomia

 

Foto: Divulgação

A Semana do Meio Ambiente 2022 promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com apoio do Sebrae/PA finalizou com aprovação do público que esteve no Porto Futuro, no último domingo (05). Foram três dias de intensa programação realiza em diferentes espaços da Capital.

Foto: Divulgação

Paulo Adriano Teixeira, agricultor rural, considera a Semana do Meio Ambiente muito boa “Conhecemos muitas coisas que não sabíamos. Percebi que é muito importante preservar para manter os animais na floresta, é importante para as pessoas entenderem o valor deles no meio ambiente. Foi muito bonito”, afirmou.

Na programação no Porto Futuro teve jogos infantis com a temática de educação ambiental, plantio de mudas de Ipê Rosa, apresentação de óculos de realidade virtual feitos de miriti,  feira de exposição e vendas de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente, e ainda cortejo cultural com o boi Veludinho.

Foto: Divulgação

Deomara Silva, recepcionista, considera a ação da Semana do Meio Ambiente como muito importante para que a educação ambiental seja repassada e avalia a exposição do Ideflor-Bio sobre concessões florestais e unidade conservação.”Quanto mais conhecemos mais informamos ao outro. A exposição é muito interessante, foi explicado sobre a preservação da floresta que é de grande importância para nós, principalmente para a juventude. Para os mais velhos é uma responsabilidade muito grande, ter que preservar para os mais novos”, comenta ela.

Por passagem por Belém, Márcia Volpato, enfermeira, que reside na cidade de Londrina, Paraná, participou do plantio de mudas de árvore com sua irmã, Maria Helena Volpato. “Viemos fazer uma caminhada e vimos que estava tendo esse movimento e nos interessamos, plantamos uma árvore para ajudar. É uma boa iniciativa, diante do desmatamento que a gente sabe e conhece, principalmente da Amazônia, é uma iniciativa de grande valor”, afirmou.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, o balanço da programação foi positivo e não restringe apenas a semana comemorativa. “O mais importante são as ações que queremos que continuem. O ecoponto entregue é um instrumento para que a sociedade possa refletir, começar a fazer sua coleta seletiva e assim contribuir para a gestão dos resíduos sólidos. A roda de conversa de bioeconomia também foi muito enriquecedora. São momentos que chamam a atenção da sociedade para o meio ambiente, mas que devem ser lembrados todos os dias  e por todas as pessoas”, concluiu.

Veja Também