02/06/2022 18h55 | Atualizado em 01/07/2022 10h02 Por ASCOM
Durante os dias de curso foram abordados diversos temas de preservação ambiental, ligados diretamente com a realidade enfrentada pelos participantes residentes do bairro do Bengui. “Nós tocamos em temas que são a realidade desses participantes em locais onde a população ainda não tem a consciência do descarte correto dos resíduos, de coleta seletiva, poluição das ruas e rios, entre diversos outros temas”, pontuou a Bióloga do Ceam, Fernanda Cunha. “Nosso objetivo é que os participante saiam daqui com a semente plantada neles e possam espalhar isso na sua comunidade. Tirar tudo que foi ensinado e colocar em prática na sua vida”, concluiu.
No evento os participantes tiveram aulas teóricas sobre destinação de resíduos sólidos, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, além de participarem de debates. “Depois de tudo que aprendemos aqui, agora temos que colocar em prática, falar com nossos vizinhos, na nossa rua, para que as práticas prejudiciais não sejam mais repetidas. Depois de fazer esse curso, a vontade de conhecer mais aumentou. Pela minha idade avançada, eu relutei em fazer, mas fui incentivada e hoje sei que fiz a escolha certa. Não existe idade para aprender”, comemorou a dona de casa Marly da Silva.
Além de servir como aprendizado e para sanar problemas dentro de suas comunidades, o curso também é uma ferramenta importante para acrescer o currículo de cada um dos participantes. “Já tivemos casos, como na capacitação feita na UsiPaz de Marituba, em que um dos nossos participantes conseguiu um novo emprego na área ambiental por causa do certificado de conclusão de um dos nossos cursos ministrados. Nosso objetivo é conscientizar e sanar problemas da comunidade, mas quando recebemos notícias como essa, ficamos engrandecidos e satisfeitos pelo trabalho realizado”, celebrou Lucivaldo Maia, Técnico em Gestão do Meio Ambiente da Semas.
Nesta quinta-feira, os participantes que completaram pelo menos 75% de assiduidade nas aulas receberam seus certificados de formação em Agentes Ambientais. Durante a semana, foram desafiados a elaborar planejamentos para solucionar algum problema específico vivido na sua rotina. Os 25 participantes, divididos em grupos, fizeram suas apresentações e temas como acúmulo de lixo, descarte correto do óleo de cozinha, coleta seletiva e poluição dos rios, foram os principais a serem debatidos.
“Considero uma conquista muito importante. Agora é nosso dever levar para dentro da comunidade tudo que aprendemos. Me sinto mais qualificada e gostaria que cada vez mais pessoas participassem”, finalizou a participante Iranilde Cordovil.
SERVIÇO
A UsiPaz Bengui funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.
A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um campo de futebol com gramado, um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.