Semas realiza programação na Semana do Meio Ambiente 2022

30/05/2022 15h12 | Atualizado em 01/07/2022 10h02 Por ASCOM

Semas realiza programação na Semana do Meio Ambiente 2022

Entrega de ecopontos, roda de conversa sobre bioeconomia, feiras e eventos culturais estão entre as atividades previstas no Porto Futuro, Parque da Residência e Parque Estadual do Utinga

A Semana do Meio Ambiente, que este ano traz como tema “Uma só Terra, um só Ambiente”, será marcada, em Belém, por uma série de atividades que serão realizadas e pela entrega de dois ecopontos para o recebimento de resíduos recicláveis. Os postos de coleta seletiva serão entregues pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), durante a programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

O lançamento da Semana do Meio Ambiente ocorrerá no dia 3 de junho, no Porto Futuro, um dos locais que receberá o ecoponto, a partir das 18h. O evento contará ainda com apresentação da Bioescultura criada para o evento, feira de exposição de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente, exposição de Sistema Agroflorestal em vasos, fauna, solos, plantas, sementes, madeira, Unidades de Conservação e irá finalizar com atração musical.

O segundo ecoponto ficará localizado na entrada do segundo portão do Parque Estadual do Utinga, e será entregue no sábado, 4 de junho, após as atividades esportivas, corrida, caminhada e passeio ciclístico, que também integram a Semana do Meio Ambiente, em prol da doação de rações para animais silvestres que são recebidos na Semas e depois encaminhados para hospitais veterinários para avaliação e, posteriormente, retornam para a natureza ou são direcionados para cativeiro, devido à situação de alta domesticação.

Nos ecopontos, as entregas poderão ser feitas nos sábados, domingos e feriados, de 9h às 16h. Poderão ser entregues materiais plásticos, de metais, papel, vidro e papel. Também serão recebidos óleo de cozinha, materiais de escrita, esponjas de cozinha, sombrinhas, guarda-chuva e eletrônicos. Os ecopontos são frutos de uma parceria entre a Semas e o Instituto Alachaster, que irá operacionalizar o espaço.

Em cada ecoponto são esperadas cerca de 2.500 visitas por mês e o recebimento de 3 toneladas de resíduos recicláveis, nos primeiros meses de funcionamento. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, avalia a implantação dos Ecopontos como uma virada para promover ainda mais a sustentabilidade, diminuir o descarte incorreto de resíduos e gerar renda por meio da reutilização dos produtos.

“Com a implantação dos pontos de coleta seletiva, a Semas assume seu compromisso com a sustentabilidade, uma vez que os resíduos sólidos adquirem valor comercial e podem ser utilizados em forma de novas matérias-primas ou novos insumos. Além disso, o impacto social se caracteriza como os efeitos a longo prazo de uma mudança positiva e significativa sobre um desafio social, são no mínimo 80 pessoas beneficiadas com a implantação do ecoponto, levando qualidade de vida aos seus núcleos familiares, seja na questão financeira, quanto na educação e formação de agentes ambientais, possibilitando dessa forma, aprimorar a coleta de resíduos, a diminuição dos impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos, incentivando assim, a economia circular e a preservação do meio ambiente”, explicou.

As estruturas dos ecopontos, que se assemelham a um contêiner, estão em fase de conclusão. Elas terão, ao todo, 30 metros quadrados e serão assistidas pelo Instituto a fim de evitar o descarte indevido. “As pessoas não irão depositar os seus resíduos diretamente no ecoponto, elas entregarão a um agente ambiental que também poderá tirar dúvidas em relação ao destino correto”, alerta Brenda Hachem, coordenadora de sustentabilidade da Semas.

A Semana do Meio Ambiente 2022 é promovida de forma integrada pela Semas em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com apoio do Sebrae/Pa.
Programação 

Sexta-feira – 03/06

18h às 20h – Porto Futuro

• Abertura oficial

•  Entrega do Ecoponto – Posto de coleta seletiva

• Apresentação da Bioescultura criada para o evento

• Feira de exposição de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente

• Exposição de Sistema Agroflorestal em vasos; fauna, solos, planta, sementes, madeira; e das Unidades de Conservação

• Atração Musical
Sábado – 04/06 

Parque Estadual do Utinga

Horário: 6h

Evento: Corrida, Caminhada e Passeio ciclístico

Local: Acesso pelo segundo portão do PEUT (Próximo ao semáforo)
Horário: 7h às 13h

Evento: Feira da Biodiversidade

Local: Centro de Acolhimento
Horário: 9h

Evento: Trilha Sensorial “Sentindo a natureza”

Local: Trilha do Patauá
Horário:7h às 9h

Evento: Observação de Aves: Vamos Passarinhar na Trilha do Yuna

Local:   Trilha do Yuna
Horário:9h às 11h

Evento: Brincadeiras com arte educador – Tio Arroz

Local: Centro de Acolhimento
Horário:8h30 às 10h

Evento: Exposição das Unidades de Conservação
Sábado – 04/06

Porto Futuro

Horário: 16h às 20h

• Feira de exposição e vendas de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente

• Programação institucional Ideflor-Bio e Setur

• Oficina de origami de animais da Amazônia com papel reciclado

• Atrações infantis: Contação de histórias, performance com Maria Borges, jogos e atividades de educação ambiental

• Exposição de Sistema Agroflorestal em vasos; fauna, solos, planta, sementes, madeira; Unidades de Conservação; e animais taxidermizados

• Exposição de composteira (Instituto Alachaster/ Programa Recicle Mais)

• Exposição de Animais taxidermizados
Sábado – 04/06

Parque da Residência
Horário: 16h

Evento: Início do Marketplace de Bioeconomia

Local: Área externa

Horário: 17h

Local: Teatro Gasômetro

Evento: Roda de conversa “Bioeconomia no Pará: um caminho para um Estado carbono neutro”

Participantes: Mauro O’de Almeida (Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará), Rubens Magno (Superintendente do Sebrae/Pa), Joice Ferreira (Pesquisadora da Embrapa), Letícia de Moraes (Diretora estadual do Conselho Nacional de Comunidades extrativistas), Gabriela Savian (Diretora adjunta de Políticas Públicas do IPAM) e Tainah Fagundes (Empreendedora Da Tribu) • Apresentação de Storytelling e cases de sucessos • Atração musical: Curimbó de Bolso
Domingo – 05/06

Local: Parque Estadual do Utinga 

Horário: 8h às 12h

Evento:

• Feira da Biodiversidade

• Brincadeiras com Arte Educador – Tio Arroz

• Exposição das Unidades de Conservação
Horário:9h às 11 h

Evento: Roda de conversa sobre os 15 anos do Ideflor-Bio conduzida por Socorro Almeida, Diretora de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC)

Local: Centro de Acolhimento
Local: Parque da Residência

Horário: 9h às 12h

• Marketplace de Bioeconomia e feira da agricultura familiar

• Apresentação Cultural: Cordão do Curupira
Local: Porto Futuro

Horário: 16h às 19h

Feira de exposição e vendas de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente

• Programação institucional Ideflor-Bio e Setur

• Plantio das mudas fornecidas pelo Ideflor-Bio

• Apresentação de óculos de realidade virtual feitos de miriti (Interceleri)

• Exposição de Sistema Agroflorestal em vasos; fauna, solos, planta, sementes, madeira; Unidades de Conservação; e animais taxidermizados

• Encerramento com atração musical

Veja Também