06/05/2022 09h04 | Atualizado em 06/05/2022 15h43 Por ASCOM
“Foi uma grande porta que se abriu. Posso ter uma renda com isso, mas a minha maior alegria vai ser ajudar o meio ambiente e não poluir”, diz Jamilly Trindade, que concluiu recentemente o ensino médio, está em busca de novos caminhos e viu na Oficina de Reaproveitamento de Resíduos Domésticos e Geração de Renda, uma oportunidade para adquirir técnicas que proporcionam retorno financeiro aliado à preservação do meio ambiente. Iniciado na segunda-feira (2) e encerrado nessa quinta-feira (5), o curso promovido pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sustentabilidade (Semas), foi realizado na Usipaz da Cabanagem.
Reaproveitamento de resíduos líquidos, sólidos e consumo consciente foram os temas ensinados na oficina por meio de atividades práticas e teóricas. A produção de sabão caseiro foi a alternativa de reciclagem do óleo usado de cozinha apresentada no curso. A partir da fabricação desse sabão, as pessoas podem conseguir renda complementar e evitar despejar irregularmente o líquido, e assim não poluir solo e a atmosfera. Atualmente, apenas 1% do óleo de cozinha é reciclado e 99% são descartados aleatoriamente.
Outra técnica ensinada foi de compostagem doméstica, abordando o processo de reaproveitamento do resíduo orgânico em biofertilizante, que também pode ser comercializado.
Para conscientizar como o consumo está relacionado ao meio ambiente, foi realizada uma simulação de compras em supermercado, para cada integrante ter noção da quantidade de resíduos gerados em um consumo irracional.
“É uma sensibilização para entender para onde vão os resíduos ou o lixo das pessoas, é um exercício para refletirem e terem novas posturas na hora do consumo. Se você consome irracionalmente, você vai gerar mais resíduo e vai ocupar mais espaço no lixão, porque muitas das coisas que são despejadas lá, são coisas que poderiam ser reaproveitadas, recicladas”, explica Moisés Vasconcelos, técnico em gestão de meio ambiente da Semas.
Creusa da Silva é dona de casa e gosta de participar dos cursos oferecidos na Usipaz. Quando soube sobre a oficina da Semas fez a inscrição para aplicar o conhecimento em casa. Segundo ela, o curso é importante para a conscientização do descarte de resíduos. “Eu achei muito bom para as pessoas terem mais consciência da limpeza das ruas, não jogar lixos para não entupir os bueiros, pra gente ter uma cidade mais limpa. No começo eu vou aplicar esse conhecimento em casa e depois posso até conseguir uma renda”, diz ela.
“A comunidade sempre gosta dessas oficinas. A gente não percebe só a questão de eles estarem felizes em ganhar dinheiro com isso, eles tomam consciência, como se abrisse a mente deles para uma coisa que eles não enxergavam antes”, enfatiza Izabele Carvalho, pedagoga da Ceam.