Formação de agentes ambientais certifica participantes na Usina da Paz Icuí-Guajará

25/02/2022 17h12 Por ASCOM

Formação de agentes ambientais certifica participantes na Usina da Paz Icuí-Guajará

Novas capacitações já estão programadas para o mês de março, na UsiPaz, a partir do tema Economia Doméstica: Reaproveitamento de Resíduos

Formar pessoas para trabalhar nas comunidades para busca de soluções aos problemas ambientais locais mais recorrentes, como poluição sonora, da água, do solo, do ar, e envolver os moradores nesse combate a impactos no meio ambiente é a intenção da primeira Formação de Agentes Ambientais, em 2022, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nas instalações da Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A formação ambiental, com duração de quatro dias, foi concluída, nesta sexta-feira (25), com 20 participantes certificados.

A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, executa essa atividade, que faz parte do Programa TerPaz (Territórios pela Paz), do governo do Estado. O TerPaz oferece reforço de segurança e cidadania à população em sete bairros da RMB: Guamá, Jurunas, Terra Firme e Bengui (Belém), Cabanagem e Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

Donas de casa, estudantes e outros moradores do bairro e do entorno debateram legislação ambiental, mudanças climáticas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com apresentação dos principais problemas ambientais locais, entre eles os relacionados ao descarte inadequado de resíduos, com exposição de propostas, para soluções cabíveis no território do Icuí.

“É importante a Semas desenvolver essas atividades de educação ambiental, para que possamos despertar o interesse da comunidade para as problemáticas ambientais e resolvê-las coletivamente. Por isso, é importante a participação dos moradores, que enfrentam as dificuldades ambientais no dia a dia”, constata a coordenadora do Ceam, Andreia Monteiro.

A moradora do bairro do Paar, Rosiani Pereira, 50 anos, disse que considera essa formação uma ótima oportunidade para trabalhar na área ambiental. “Era bom que a partir desse curso tivesse oportunidades para trabalhar nessa área. Precisamos ganhar dinheiro, temos muitos jovens desempregados aqui e eu também”, disse.

Para o motorista profissional, Claudionor Costa, morador do bairro Maguary, os quatro dias de formação  despertaram nele “a intenção de seguir o ramo da reciclagem, favorecer o meio ambiente e adquirir uma renda. Este é o primeiro curso que participo e pretendo fazer outros”, afirmou ele.

O geógrafo, técnico em gestão ambiental, da Ceam, ministra a formação de agentes e revela que os membros da comunidade demonstram interesse e apontam problemas ambientais do bairro. “A partir dessa atividade, eles apresentaram propostas de solução ou de amenização das questões negativas no meio ambiente, como desmatamento, poluição hídrica, sonora e outras. Turma bem participativa e comprometida com os problemas ambientais do bairro”, completou sobre a experiência.

Desde a inauguração da Usina da Paz Icuí, em outubro de 2021, a Semas promoveu sete atividades: três formações de agentes ambientais, duas oficinas de economia doméstica, uma oficina de ecobijuterias e outra de origami.

No próximo mês, de 8 até 11 de março, a Semas repetirá essa formação de agentes ambientais, dessa vez na Usina da Paz da Cabanagem. Já  entre 28 e 31 de março, está planejada mais uma Oficina de Economia Doméstica: Reaproveitamento de Resíduos, na Usina da Paz Icuí-Guajará.

Veja Também