27/01/2022 11h29 | Atualizado em 27/01/2022 11h31 Por ASCOM
Na oficina, que é a primeira a ser realizada na nova usina, os participantes poderão ver como o papel pode ser reutilizável e transformado em miçangas de papel, colares, pulseiras, entre outras eco bijuterias. A capacitação será ministrada pela bióloga e técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental, vinculada à Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental da Semas, Lucyana Batista.
O objetivo da oficina é, além de reutilizar materiais e contribuir para manter o meio ambiente mais limpo é fomentar a geração de renda. “A primeira reação que eles têm é com a possibilidade de ter uma renda a partir do material que seria descartado, além da diminuição dos problemas decorrentes do descarte errado, como o entupimento de bueiros, o lixo nas ruas. Então, eles compreendem o quanto a atividade é importante”, ressaltou Alessandra de Azevedo, bióloga e técnica em gestão ambiental.
As ações oferecidas pelas Semas são: a “Agenda Ambiental” que é composta por palestra e oficinas, como a de Eco bijuterias, com um tempo menor de duração, mais o curso de “Agente Ambiental” e a “Oficina de economia doméstica” com o reaproveitamento de resíduos sólidos, líquidos e orgânicos”, para a confecção de sabão líquido e adubo orgânico com a compostagem, por exemplo.
Usipaz Icuí-Guajará
Entre novembro e dezembro de 2021, mais de 50 pessoas foram beneficiadas pela Agenda Ambiental, juntamente com o curso de Agente Ambiental e Oficina de Economia Doméstica na Usina da Paz do Icuí-Guajará, gerando renda, consumo consciente, reaproveitamento de materiais e fomentando ações de sustentabilidade ambiental.