Semas ministra curso para servidores do Ministério Público do Pará

13/12/2021 15h06 | Atualizado em 15/12/2021 15h28 Por ASCOM

Semas ministra curso para servidores do Ministério Público do Pará

Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou da I Oficina sobre Sistemas de Gestão Ambiental promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para qualificação de servidores em relação aos procedimentos de uso de sistemas de controle e monitoramento ambiental no estado. A primeira fase da habilitação foi encerrada na última sexta-feira (10), na sede do MPPA.
A oficina sobre Sistemas Eletrônicos Ambientais foi ministrada pelo Diretor de Tecnologia da Informação (DTI) da Semas, Vagner de Brito Nascimento. O evento foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA. A coordenadora do CAO Ambiental, Promotora de Justiça Albely Lobato, fez a abertura do curso. Engenheira florestal e assessora do CAO Ambiental, Katia Carvalheiro participou como monitora.
Vagner de Brito Nascimento afirma que o objetivo deste tipo de treinamento é tornar os órgãos estaduais autônomos em relação à utilização dos sistemas ambientais. “A ideia é sempre fazer com que os órgãos de controle possam exercer suas atividades, principalmente de coleta de informações, para que eles possam fazer o monitoramento e proteger o interesse público do estado em relação às questões ambientais. Desta forma, os servidores estaduais podem conhecer melhor o sistema e obter informações com mais qualidade e com maior autonomia em relação à Semas, obtendo relatórios e acessando informações. Estes cursos devem ser um ciclo contínuo de aperfeiçoamento dos sistemas ambientais.”
Durante a oficina foram ministrados os passos básicos e sanadas as dúvidas para acesso aos principais Sistemas Eletrônicos Ambientais disponíveis para controle e monitoramento no Estado do Pará, com ênfase aos administrados pela Semas, quanto aos seus conceitos, objetivos e possibilidades de geração de relatórios.
Participaram do evento os técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do MPPA de Santarém, Altamira, Itaituba e Belém. O encerramento foi feito pelo Promotor de Justiça José Edivaldo Sales, diretor-geral do CEAF.

Veja Também