16/11/2021 12h14 | Atualizado em 16/11/2021 12h50 Por ASCOM
Neste final de semana prolongado devido ao feriado de 15 de Novembro, Salinópolis, na região Nordeste, e a Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), voltaram a receber a campanha “Praia Limpa, Praia Linda”, com ações de sustentabilidade, promoção do turismo e prática de esportes, com o objetivo de sensibilizar turistas, moradores e comerciantes. A campanha é realizada de forma integrada pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Turismo (Setur) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio do Instituto Alachaster e das prefeituras de Belém e Salinópolis.
No nordeste do Estado, 20 adolescentes participaram da ação na Praia do Atalaia, em Salinas. Segundo Lina Rosa, a servidora do município, os adolescentes aprenderam a importância da preservação do meio ambiente e se tornaram agentes de conscientização para o ambiente em vivem. “A semente que
está sendo plantada hoje será repassada em casa, na escola, em todo lugar. Precisamos cuidar da nossa casa em comum, que é o nosso planeta. Somos responsáveis por cada papel de bala, cada garrafa que a gente consome. A gente tem que saber devolver o lixo ao lixo. Se a gente quer um planeta melhor, precisamos ser seres humanos melhores, e isso começa aqui, nesses pequenos gestos”, ressaltou.
“A ação no município de Salinópolis contou com a presença de aproximadamente 70 agentes ambientais, entre servidores e voluntários. Eles caminharam pela praia sensibilizando banhistas sobre a importância de destinar adequadamente os resíduos gerados na praia. Eles, certamente, serão agentes multiplicadores, por tudo que vivenciaram na ação”, afirmou Brenda Hachem, coordenadora de Sustentabilidade da Semas.
Mosqueiro – A campanha promoveu também atividades de educação ambiental e estímulo à entrega voluntária de resíduos recicláveis nas praias do Farol e do Chapéu Virado, em Mosqueiro. Foram realizadas ainda ações de sensibilização ambiental nas praias do Ariramba e Murubira, e uma feira de artesanato com produtos recicláveis e troca de garrafas PET e de vidro por copos personalizados da campanha.
Crianças participaram de atividades lúdicas, com jogos ambientais e pintura de animais da Amazônia. “É uma bela iniciativa de incentivar o povo acuidar mais da nossa ilha, mantê-la sempre limpa, as praias, praças e logradouros”, disse uma das participantes, Neya Sarraf.
A coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andrea Monteiro, ressaltou a adesão do público à campanha. “As pessoas participaram com entusiasmo da campanha, tanto na praia quanto na Vila. Fizemos uma atividade que chamamos de ‘poço de pedidos do meio ambiente’. Mais de 50 crianças e adolescentes es7creveram frases com pedidos para o meio ambiente”, informou.