“Praia Limpa, Praia Linda” divulga balanço final de resíduos arrecadados

03/11/2021 15h30 | Atualizado em 03/11/2021 15h30 Por ASCOM

“Praia Limpa, Praia Linda” divulga balanço final de resíduos arrecadados

Foto: Ascom/Semas

Foto: Ascom/Semas

A ação “Praia Limpa, Praia Linda”, realizada durante os quatro dias do feriado prolongado de forma integrada por Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), arrecadou 142 quilos de vidro, 12 quilos de latinhas de alumínio e  200 quilos de garrafas pet em Mosqueiro, segundo dados do Instituto Alachaster, que apoiou a campanha. Em Salinas, foram recolhidos 1,6 tonelada de vidro, 96kg de latinhas de alumínio e 261kg de garrafas pet. A programação teve o apoio de cooperativas de reciclagem dos municípios, do Instituto Alachaster e das prefeituras de Belém e Salinópolis.

Foto: Ascom/Semas

Foto: Ascom/Semas

Para Edira Vidal, Gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, a ação atingiu seu objetivo de sensibilizar as pessoas presentes a respeito da preservação ambiental. “As atividades de educação ambiental na ação em Mosqueiro foram bastante positivas. Uma média de 10 a 15 crianças e até adultos participaram a cada dia. A interação foi intensa com o público, que se mostrou bem interessado nas questões ambientais, principalmente as crianças. Em relação à Educação Ambiental, tivemos bons resultados, porque a partir do momento em que a criança ou o jovem é estimulado com as boas práticas ambientais, em como tratar e saber cuidar do meio em que vive, ele aprende e ensina os demais a fazer o correto.”

Foto: Ascom/Semas

Foto: Ascom/Semas

Para Arnaldo Nunes, presidente da associação de reciclagem Recriart (Rede Criativa de Artesãos), a ação da Semas é importante para a conscientização da população. “Acho formidável este tipo de ação, é um trabalho voltado para educação da população, para não jogar lixo na rua, é voltado para a questão do meio ambiente. É importante a gente conseguir fazer trabalho de conscientização, tanto com a coleta quanto com o manuseio de materiais recicláveis, para gerar menos resíduos possíveis.”

A turista Rosa Amaral, que participou da feira de artesanato sustentável na Olra do Marçarico, em Salinóolis, ressaltou a importância deste tipo de ação para as crianças. “Excelente iniciativa, considerando que as crianças estão em formação e elas precisam aprender como cuidar da praia. Elas precisam aprender que a praia é um ambiente público, que deve ser mantido limpo, zelado, bem como não espalhar lixo na praia para que não prejudique nossos peixes, nossos animais.”
A ação dos órgãos estaduais promoveu uma abordagem de sensibilização com visitantes das praias. Foram realizadas partidas de vôlei, futvôlei, futebol de travinha e aulas de fit dance. Um depósito coletor em formato de peixe foi destinado à coleta de material plástico.
O evento contou com atividades de educação ambiental e coleta de materiais recicláveis, como vidros, garrafas PET, papel e metal, entregues por banhistas, moradores e demais frequentadores das praias de Salinas e da Ilha de Mosqueiro.

Veja Também