24/09/2021 16h38 | Atualizado em 24/09/2021 16h38 Por ASCOM
Um filhote de peixe boi fêmea resgatado no último dia 16, na comunidade do Piapó, na área rural de Monte Alegre, no Baixo Amazonas, ganhou um novo lar, o ZooUnama, no município de Santarém, n o oeste do estado.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) atuou na articulação da transferência do animal, que estava sob os cuidados emergenciais dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Alegre (Semmag) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
“Piapó”, como é chamada em homenagem à comunidade na qual foi localizada, está com 96 centímetros e 16 quilos. A previsão é de que ela possa ser reintroduzida à natureza dentro de dois anos. “A articulação da Semas na escolha de um local em condições de receber o animal é essencial, porque nós temos conhecimento de quais instituições estão licenciadas e mantêm requisitos suficientes para receber um animal deste porte, que precisa de cuidados e condições específicas e que ainda é de uma espécie ameaçada de extinção”, afirmou Talita Praxedes, médica veterinária e técnica da Gerência de Projetos de Fauna, Flora, Aquicultura e Pesca (Gefap), da Semas.
“Agradeço ao apoio da comunidade de Piapó, aos técnicos, biólogos e veterinários pelo resgate e transferência do peixe-boi. Aqui no município de Monte Alegre, ele recebeu os cuidados veterinários, foi examinado, foi alimentado e hidratado”, afirmou Madson Pereira, secretário de Meio Ambiente de Monte Alegre.
Para o veterinário Jairo Moura, do ZooUnama, a situação de Piapó ainda inspira cautela. “Esse filhote de peixe-boi está magro e apresenta ferimento perto da cauda. Ela está sendo observada, monitorada. O ponto importante é de que ela efetuou bem essa primeira mamada aqui no ZooUnama, entretanto, ainda é cedo para a gente fazer qualquer tipo de comemoração”, afirmou o médico.