20/09/2021 14h33 | Atualizado em 20/09/2021 14h33 Por ASCOM
Os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vivenciaram uma manhã de intensa celebração da fé com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, nesta segunda-feira (20). A padroeira dos paraenses foi recebida em júbilo com cânticos, louvores e aplausos pelos funcionários e pelo Coral da Semas. Os servidores se reuniram em uma missa celebrada ao ar livre, em frente à sede da Secretaria. Moradores da comunidade também tiveram a oportunidade de assistir a celebração, realizada respeitando todos protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.
O titular da Semas, Mauro O’de Almeida, recebeu a imagem dentro do prédio da Secretaria e em seguida destacou que a atuação em prol do meio ambiente por parte de todos os servidores é uma ação em defesa da criação divina, a natureza: “Aqui, a gente faz um trabalho muito importante não só para a comunidade do Pará, do Brasil, mas para o mundo. Sintam-se grandes, sintam-se motivados pela obra que nós fazemos aqui. Essa obra é de Deus. Quando a gente conserva a natureza, quando a gente olha o detalhe de cada elemento da fauna e da flora, nós estamos exercitando a obra de Deus. Ela é vida em abundância para todos”, disse o Secretário.
A missa foi o reencontro dos funcionários com a celebração eucarística que tradicionalmente marca a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Secretaria. Devido à pandemia, a missa em frente à sede da Semas não pôde ser realizada em 2020. Na ocasião, a imagem da Santa foi levada pelas dependências do prédio da secretaria, conforme lembrou o Secretário em sua fala: “Ano passado, a gente não conseguiu reunir deste jeito, foi uma celebração diferente, em que a gente circulou pelas salas da Semas com a imagem da Santa abençoando o nosso local de trabalho. Mas este ano conseguimos fazer aqui. Com a segunda onda da pandemia, que atingiu muitos dos nossos familiares, amigos e conhecidos, mais uma vez, vivemos uma situação de adversidade, de angústia, de sofrimento, da qual agora nos recuperamos com as graças de Deus e a intercessão de Nossa Senhora. A mensagem que eu queria deixar é para que não nos esmorecemos, não deixemos a nossa fé, a fé da oração”, ressaltou, Mauro.
Emocionados, os funcionários acompanharam a celebração cantando e rezando. Adelina de Jesus Oliveira Silva, auxiliar operacional do departamento de recursos humanos da secretaria, disse que a visita da Santa marca um momento de grande superação vivido por todos: “A vinda da Santa é um momento muito importante para cada um de nós. Porque, diante de tanta coisa que tem acontecido, de tantos problemas que temos passado, este é um momento de muita superação. Por isso, esta visita é uma dádiva tão importante para a nossa vida, como servidor e como pessoa também. Foi muito especial!”, disse.
Para quem participou do Coral, a principal dificuldade foi segurar a emoção na hora cantar, como revela Ivana Queiroz de Oliveira, funcionária da Consultoria Jurídica da Semas e integrante do Coral. “Foi difícil, teve uma hora que a garganta engatou e eu ficava pedindo à Nossa Senhora forças para continuar. Porque é uma emoção muito grande, já que a gente está há dois anos sem o Círio, sem poder acompanhar a Santinha, mas hoje nós fizemos aqui uma homenagem para ela. Cantar é rezar duas vezes. Então, nós estamos aqui super emocionados porque tivemos só três dias de ensaio e a gente tinha que trabalhar, e agora nós estamos muito felizes”.