17/09/2021 09h55 | Atualizado em 17/09/2021 10h04 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou na última terça-feira (14) de reunião técnica entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a prefeitura de Canaã dos Carajás. O objetivo foi apresentar o Programa Territórios Pela Paz e deliberar a respeito do processo de licenciamento ambiental do sistema de abastecimento de água e de coleta de efluentes sanitários da Usina da Paz no município.
“Temos uma parceria sólida e diálogo permanente com a Seac, tanto no âmbito de licenciamento das Usinas da Paz quanto no planejamento das ações do Programa Terpaz. A construção coletiva potencializa as ações em prol da comunidade e é importante que os municípios integrem esse diálogo”, afirma o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Bastos.
As Usinas da Paz são complexos voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário. O projeto é integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Seac, juntamente com a iniciativa privada. “Nós realizamos essa reunião técnica para tratar sobre todos os processos pendentes na finalização do licenciamento ambiental da primeira etapa da estação de tratamento de esgoto do município, que vai servir para dar apoio a cinco bairros que estão localizados em Canaã dos Carajás. Além disso, esse contato foi importante para mostrar aos técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município como funciona todo o processo de licenciamento feito pela Semas”, esclareceu o diretor de Licenciamento Ambiental da Semas, Marcelo Moreno.
“Acompanhamos a apresentação desse projeto incrível, conduzida pela Semas, onde a gente pôde ver e perceber a importância da inclusão de projetos que ofereçam serviços de qualidade à comunidade, voltadas para a formação da cidadania plena e a educação de valores. Além disso, também foram apresentados todos os andamentos que são necessários para que a gente consiga finalizar o processo de licenciamento ambiental da Estação de Tratamento de Esgoto aqui do município”, afirmou a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha.
Marcelo Moreno ressaltou a importância do contato entre a Semas e a prefeitura no processo de verificação das questões relativas à estação de tratamento e ao saneamento básico do município. Ele fala ainda sobre as próximas etapas do processo de licenciamento da Estação. “Durante esse encontro, foi possível esclarecer as dúvidas e já se programar para a segunda etapa, que é a expansão do atendimento da Estação para outros bairros de Canaã dos Carajás. Além disso, depois de todo esse levantamento, no final do mês de setembro, a equipe técnica da Semas vai realizar uma vistoria no empreendimento, em conjunto com os técnicos da prefeitura para que seja possível finalizar o processo e emitir a licença prévia e a licença de instalação desta estação de tratamento de efluentes”, finalizou o diretor.