17/08/2021 16h25 | Atualizado em 17/08/2021 16h25 Por ASCOM
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) tornou público, em Assembleia Deliberativa, nesta terça-feira (17), no auditório da sede da Semas, as representações de dois conselheiros do poder público municipal, cinco dos usuários de recursos hídricos e seis das organizações civis legalmente constituídas, que irão compor 13 vagas ofertadas para esses setores dentro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) do Pará, composto por 21 conselheiros.
No próximo dia 2 de setembro haverá posse dos Conselheiros das instituições designadas a ocupar vagas no CERH, para o novo mandato 2021-2025, no auditório do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam).
Essas instituições habilitadas e seus conselheiros, titulares e suplentes, estarão juntos aos oito representantes das instituições públicas estaduais, que também compõem o CERH, presidido pelo titular da Semas, Mauro O’de Almeida, e a secretaria-executiva do Conselho ocupada pelo secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protazio.
A reunião foi presidida pela diretora de Recursos Hídricos, da Semas, Luciene Chaves, que considera de grande importância essa representatividade da sociedade no processo participativo da gestão dos recursos hídricos e destaca a relevância deste momento de estruturação da nova composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. “Fico feliz de participar deste momento onde temos três grandes setores representados pelo poder público estadual e municipal, sociedade civil organizada e setor usuários de recursos hídricos confirmando os interesses em fazer parte deste Conselho, que tem como foco a gestão participativa pelas águas”, afirma a diretora.
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Pará (CERH/PA), é um órgão consultivo, deliberativo e normativo, criado pela Lei Estadual nº 6.381, de 25 de julho de 2001, vinculado à Semas, Órgão Gestor da Política Estadual de Recursos Hídricos do Pará.