Engenheiros florestais da Semas destacam importância e avanços da área no dia de sua profissão

12/07/2021 17h00 | Atualizado em 12/07/2021 17h47 Por ASCOM

Engenheiros florestais da Semas destacam importância e avanços da área no dia de sua profissão

Neste 12 de julho é comemorado o Dia do Engenheiro Florestal, uma das profissões abraçada por quem tem como vocação cuidar do meio ambiente. A gestão dos sistemas florestais e o planejamento de estratégias para o uso sustentável dos recursos naturais são algumas das missões deste profissional. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) conta atualmente com 131 engenheiros florestais, que atuam em diversos setores. Os engenheiros florestais também estão presentes nos Núcleos Regionais (Nures) da Semas dos municípios de Altamira, Marabá, Redenção, Itaituba, Santarém e Paragominas.

“Neste momento que nós vivemos, em que é discutida a sustentabilidade com a utilização correta dos recursos naturais, o engenheiro florestal tem grande importância, por ser o responsável por todas as atividades relacionadas a este setor ambiental, como o licenciamento”, afirma Rosiane da Silva Souza, engenheira florestal há 15 anos na Semas. Em uma de suas atuações, o engenheiro florestal minimiza os impactos causados pela atividade industrial no meio ambiente. Os técnicos da Semas vistoriam os empreendimentos para avaliar suas adequações à legislação ambiental como parte do processo de elaboração de licenciamento ambiental.

“O engenheiro florestal tem a missão de planejar a utilização destes recursos, preocupando-se com as espécies florestais ameaçadas de extinção, garantindo o respeito aos limites das Áreas de Preservação Permanente (APP) e das Áreas de Reserva Legal (ARL). Ou seja, cabe a este profissional assegurar o uso de forma sustentável dos recursos naturais”, afirma o engenheiro florestal da Semas, Tiago Ribeiro Rocha.

O profissional também trabalha na quantificação e identificação das florestas, na vistoria de atividade madeireira, na análise de processos de licenciamento ambiental, entre outras várias atribuições. Em sua atuação na identificação das espécies botânicas, combate a extração madeireira em áreas de conservação e evita a exploração de espécies de manejo proibido.

A servidora da Semas, Jéssica Maciel, informa que este profissional avalia o potencial biológico dos ecossistemas florestais, planejando e organizando o seu aproveitamento racional de forma sustentável. Desta forma, contribui para a manutenção das espécies animais e vegetais. “Como engenheira florestal, prezo pelo uso racional e sustentável dos recursos florestais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, um dos pilares da missão da Semas. A engenharia florestal tem diversas ramificações de grande importância e contribuição ao meio ambiente, o que nos permite, como profissionais, ter uma abrangência de atuação junto à educação, gestão ambiental, economia, saúde, agronegócio, sócio bioeconomia, entre outros.”

Veja Também