25/05/2021 18h45 | Atualizado em 26/05/2021 10h07 Por ASCOM
O debate sobre saúde mental é fator importante para a prevenção do adoecimento psicológico, a importância da temática é uma estratégia de fortalecimento da saúde mental colocada em discussão no cenário atual de pandemia. Além das questões diárias, que afetam mentalmente a população, manter-se mentalmente saudável passou a ser ainda mais importante. Visando à saúde psicológica dos servidores, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promove o evento Diálogo Saúde Mental na Pandemia, de 25 a 28 de maio e continuam dias 1º e 2 de junho.
A ação iniciou hoje de modo virtual voltada para as unidades regionalizadas da Semas (Redenção, Marabá, Santarém, Altamira, Paragominas e Itaituba) e encerra com evento presencial na sede da Semas em formato de roda de conversa, de forma descontraída, onde será abordado a saúde mental na pandemia, prevenção ao suicídio, depressão, ansiedade, luto, entre outras temáticas psicológicas.
Ana Cláudia Souza, psicóloga da Semas, explicou que o atendimento psicológico já vem sendo realizado há alguns anos, mas que ganhou força na pandemia. “As pessoas tiveram uma instabilidade emocional muito grande e dar esse suporte ao servidor ajuda, pois se ele estiver bem psicologicamente ele estará bem nas outras áreas da sua vida. O nosso atendimento é organizacional, mas quando o servidor chega com demandas que são pessoais, que estão para além da atividade laboral e precise de um acompanhamento mais frequente, normalmente é feito um encaminhamento para o atendimento que for avaliado como necessário diante da demanda do servidor. O objetivo do evento é conversar sobre saúde mental no ambiente de trabalho e criar condições de desenvolvimento pessoal pro nosso trabalhador”, diz ela.
O projeto possibilitará ampliação de conhecimento dos servidores sobre a temática saúde mental, proporcionará maior autoconhecimento sobre sintomas psicológicos, assim como gerará um ambiente de trabalho acolhedor, proporcionando qualidade de vida institucional. “Eu acho de extrema importância essa iniciativa da Semas, porque na atual situação pandêmica que nós vivemos, muitos servidores adoeceram, perderam entes queridos e estão em luto, então precisam de uma ajuda psicológica. Esse trabalho também melhora o desempenho profissional, pois os servidores precisam estar sadios fisicamente e mentalmente para poder contribuir com o órgão, um servidor doente não consegue desenvolver as suas atividades”, comenta Nádia Brito, Gerente de Recursos Humanos.