Funcionários da Semas participam de curso de tripulação de embarcações

21/05/2021 17h21 | Atualizado em 21/05/2021 17h21 Por ASCOM

Funcionários da Semas participam de curso de tripulação de embarcações

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), ministrado por oficiais da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. A finalidade foi de instruir e habilitar funcionários a conduzir ou tripular embarcações de até 8 metros empregadas na navegação interior a serviço da Secretaria em atividades de campo.

O curso foi ministrado pelos sargentos Ribeiro, Batalha e Augusto, com carga horária de 40 horas, sendo 8 horas de aula prática, a bordo de embarcações. As aulas teóricas foram realizadas na sede da secretaria.

O curso abordou as disciplinas fundamentos gerais sobre embarcações, estabilidades, navegação, motores, meteorologia, legislação e técnicas de sobrevivência pessoal. “Este curso foi realizado para que nossos servidores possam navegar com segurança em nossas missões e contou com participação de técnicos de diversos setores e dos nossos servidores que são motoristas e nos conduzem em nossas operações”, afirmou Lilia Reis, diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria. 

Ao final das aulas, realizadas no período de 17 a 21 de maio de 2021, foram considerados aprovados 14 alunos das Gerências de Gestão da Rede Hidrometeorológica (Gereh), de Controle e Transporte (Getran), de Serviços Gerais (Geser) e Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (Aisc).

Durante a cerimônia de encerramento, os participantes receberam carteira de habilitação como tripulante ou condutor expedida pela Capitania dos Portos e certificado de conclusão. “Vocês conquistaram este objetivo com dedicação e empenho. O conhecimento é algo que é levado pra sempre, espero que este não seja guardado e sim repassado, espero vocês sejam nossos fiscais avançados e nos ajudem a cada vez mais a fazer uma navegação com segurança”, afirmou Carlos Ribeiro, primeiro-sargento eletricista da Capitania dos Portos.

Veja Também