Semas faz requalificação de municípios para análise e validação de CAR

19/05/2021 09h46 Por ASCOM

Semas faz requalificação de municípios para análise e validação de CAR

Dom Eliseu é o primeiro município a receber os técnicos da Diored. Em seguida, será a vez de Ulianópolis e Rondon do Pará.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promove a requalificação dos servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente em análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O curso é ministrado presencialmente, após a alteração de bandeiramento no estado, em administrações já habilitadas, devido à mudança de gestão municipal no início deste ano.

Dom Eliseu foi o primeiro município a receber os técnicos da Diretoria de Ordenamento, Educação e da Descentralização da Gestão Ambiental (Diored). A próxima requalificação está prevista para o período de 24 a 28 de maio, em Ulianópolis, com os técnicos locais e de Rondon do Pará.

Sete servidores municipais participaram do curso e o secretário de Meio Ambiente de Dom Eliseu, Adálio Vitorino Júnior, se mostrou empenhado com a questão fundiária local. “Foi uma ótima troca de experiências. O curso presencial foi mais uma oportunidade de tirar nossas dúvidas diretamente com os instrutores da Semas”, afirmou.

Foto: Divulgação

Ainda segundo o secretário, com a nova formação, os técnicos já estão aptos para exercer a análise e validação de CAR. “Passamos uma semana com a equipe da Semas treinando a nossa equipe e a partir de então o município já está apto para trabalhar na análise e validação de CAR. É uma conquista para podermos contribuir com que o município de Dom Eliseu fique legalmente ambiental, trabalhando para atender nossa sociedade”, acrescentou o gestor.

Segundo o técnico da Semas, Marcos Pimentel, a cooperação entre governo estadual com as novas gestões municipais em prol da questão socioambiental está cada vez mais consistente. “A parceria entre a Semas e os municípios paraenses está sendo cada vez mais consolidada para o desenvolvimento sustentável local através de um amplo processo de regularização ambiental”, pontuou.

Pimentel explicou a mudança de metodologia da Semas, focada anteriormente em um município polo e com a participação dos demais adjacentes. “Percebemos que este método não era produtivo, então agora vamos em cada secretaria e passamos dias com os funcionários, mostrando para eles o sistema e depois já vamos diretamente para a parte prática. Os municípios habilitados já passaram por capacitação, mas como houve mudança de gestão, nós estamos agora fazendo uma requalificação dos municípios. Mas que, para os novos servidores, na prática é uma qualificação”, enfatizou o técnico.

Veja Também