Semas capacita servidores para atendimento ao público

26/04/2021 20h55 | Atualizado em 28/04/2021 10h31 Por ASCOM

Semas capacita servidores para atendimento ao público

Fotos: Ascom/Semas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA) realiza nessa semana, do dia 26 a 30, um treinamento sobre Agenda Azul – responsável pela gestão dos recursos hídricos – para capacitar servidores para o novo serviço de atendimento ao público que a Semas vai implementar, o de especialistas ambientais. A capacitação acontece de modo presencial no auditório da sede e de modo virtual através de videoconferência para os núcleos regionais (Itaituba, Santarém, Redenção, Marabá, Altamira e Paragominas).
O treinamento é feito pela Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), abordando as principais dúvidas entre os técnicos. “A intenção é capacitá-los para que possam orientar os usuários em suas principais dúvidas. Assim, quando alguém buscar informação na Semas, esses usuários poderão obter esclarecimento sobre onde encontrar documentação, como acessar o site, onde encontrar as principais informações para regularização de recursos hídricos. Então, essas pessoas estarão treinadas para fazer esse atendimento”, explicou a diretora de Recursos Hídricos, Luciene Chaves.

Fotos: Ascom/Semas

A diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Semas, Lilia Marcia Ramos Reis, afirma que a capacitação tem como objetivo melhorar o atendimento da Semas e habilitar os servidores que serão os especialistas ambientais,  que realizarão o atendimento via e-mail, telefone e presencial, para tirar dúvidas sobre todo o conteúdo de licenciamento. “Essa capacitação está voltada para melhorar o atendimento ao público externo. Nós estamos fazendo várias capacitações. Na segunda e terça-feira o tema é outorga. Na quarta e quinta-feira será sobre check-list da Semas e, na sexta, será sobre municipalização: o que o município pode licenciar. Depois, estes servidores vão conhecer o sistema da Semas. Estas pessoas que estão sendo treinadas são do protocolo da Semas, elas estão sendo capacitadas para melhorar o atendimento. E também para o novo serviço que a Semas vai implementar, o de especialistas ambientais, que vão tirar dúvidas e fazer o primeiro atendimento sobre as dúvidas do público externo. São sete servidores que estão sendo treinados. Este atendimento vai poder ser feito por telefone, por email, por whatsapp, em local específico, para poder melhorar o atendimento da Semas”, informa a diretora.

Os técnicos já participaram de treinamentos sobre Agenda Marrom (responsável pela gestão de mineração), Agenda Verde (responsável pela gestão florestal) e análise de Cadastro Ambiental Rural – CAR.
Rafael Amaral é Geógrafo e está na equipe de especialistas que atuarão no novo atendimento da Semas. “Como estamos iniciando esse trabalho, o treinamento vai servir justamente para a gente ter um suporte para passar informações, então todo conhecimento passado hoje está sendo válido”, comentou ele.

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