23/03/2021 18h41 | Atualizado em 23/03/2021 18h41 Por ASCOM
Instituído em 1950 para celebrar a criação da Organização Meteorológica Mundial, das Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Meteorologia é celebrado neste 23 de março. Os estudos desenvolvidos pela meteorologia envolvem investigações e enumerações de dados atmosféricos, com o objetivo de identificar as causas, efeitos e comportamentos futuros desses elementos. O Núcleo de Hidrometeorologia, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promove diversas ações e programas referentes à meteorologia e mudanças climáticas, através de pesquisas e estudos técnicos.
O coordenador do Núcleo, Saulo Carvalho conta que “A meteorologia também é importante para proteger vidas. Na agricultura, por exemplo, o sucesso ou fracasso de safras importantes dependem do conhecimento antecipado de como a temperatura e chuvas vão se comportar. No caso da navegação aérea, a decisão de interromper os pousos e decolagens por mau tempo dependem do meteorologista. Assim como para as mais diversas A Semas conta atualmente, com quatro meteorologistas, que atuam nas mais diferentes frentes de trabalho. “Os meteorologistas da secretaria realizam previsão de tempo e clima, até o monitoramento de focos de queimadas e atividades da área de hidrometeorologia. Estas duas últimas estão fortemente ligadas às condições atmosféricas. Eles atuam também no auxílio de estudos relacionados à dispersão de poluentes, uma vez que estes são influenciados pela ação do vento, que é uma variável meteorológica”, completa, Saulo Carvalho.
Ainda de acordo com o coordenador, as funções de um meteorologista abrangem trabalhos de escritórios como análise de cartas meteorológicas, imagens de satélites e radares meteorológicos e previsão numérica do tempo, além de trabalhos de campo de instalação de estações meteorológicas e medição de vazões e rios.