10/03/2021 10h42 | Atualizado em 10/03/2021 10h45 Por ASCOM
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas-PA) realizou ação de fiscalização para combater a pesca, transporte e o comércio ilegal no período de andada do caranguejo-uçá durante o seu período de defeso. A atividade foi feita em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretarias de Meio Ambiente Municipais, Polícia Militar (CIPFLU) e Guardas Municipais.
A ação foi realizada desde o município de Vigia até o município de Viseu-Pará, fronteira com o Estado do Maranhão. Coordenada pela Semas, as equipes de fiscalização fizeram barreiras em rodovias e ramais da região e também houve inspeção em feiras livres e nas áreas de coleta de caranguejos.
O esforço integrado apreendeu cerca de 35 mil caranguejos, que foram imediatamente soltos nas áreas com menor incidência antrópica (baixa circulação humana) e protegidas de mangue do litoral paraense.
Além do caranguejo apreendido, a equipe também recolheu cerca de 200 kg de gurijuba (Sciades parkeri), peixe cujo período de defeso começou em 17 de novembro e vai até 31 de março, 100 kg de mero (Epinephelus Itajara), espécie de peixe ameaçada de extinção, além de 40 pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro.
A Semas ressalta a importância das ações de fiscalização nas regiões de grande extensão de mangue e destacou o respeito aos os períodos de defeso: 1° Período: 14 a 19 de janeiro; 2°: 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 3°: 28 de fevereiro a 5 de março e de 4º: 29 de março a 3 de abril.