09/02/2021 11h14 | Atualizado em 09/02/2021 12h01 Por ASCOM
Especialista deu dicas a servidores da Semas de como fazer consumo correto da energia elétrica.
Conscientizar os servidores sobre o melhor aproveitamento de energia elétrica foi o objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas-PA), por meio da Gerência de Serviços Gerais (Geser), em palestra realizada pela Equatorial Energia Pará, quarta-feira (03), direcionada para os colaborados da secretaria.
De acordo com a Gerente da Geser, Silvana Nunes, “a palestra teve o objetivo de conscientizar os servidores quanto ao consumo de energia gerado na secretaria para que consigamos baixar cada vez mais os nossos gastos, mostrando para todos que a semas é consciente e colabora com o meio ambiente” explica.
Segundo os organizadores do evento, com a evolução da tecnologia, o uso da energia elétrica tornou-se indispensável em quase todas atividades diárias, desde o uso do chuveiro elétrico, para aquecer a água nos dias de frio, do ar-condicionado para climatizar o ambiente, ou até mesmo para dar carga no celular.
O representante e palestrante da Equatorial Pará, Cleiton Soares, disse que o consumo consciente de energia elétrica evita o desperdício de recursos naturais e melhora a qualidade de vida da população e completou que consumir a energia elétrica de forma sustentável ajuda a preservar o meio ambiente e diminui os custos do consumidor. “Ter atitudes de consumo sustentável, aliadas à redução dos gastos de energia elétrica, ajudam no combate e na contenção dos impactos negativos causados pelo homem, além de preservar o meio ambiente e diminuir o valor da conta de luz”, disse.
O técnico da empresa explica que seguir alguns passos podem ajudar a melhorar o consumo, além de evitar danos ao meio ambiente. “Sempre evite ficar abrindo e fechando a geladeira, não esquecendo de fazer a verificação periódica da borracha de vedação, desligar o monitor do computador e do notebook, quando não estiver em uso. Outra dica importante é não deixar o celular carregando a noite toda, e sempre retirar o carregador da tomada, se não estiver conectado ao aparelho”, explicou Cleiton.
Uma dica importante para o consumo consciente da energia elétrica é o uso adequado das lâmpadas. “O mais indicado para o uso são as lâmpadas de LED, elas têm uma durabilidade bem maior do que as lâmpadas incandescentes, e tem um consumo de até 80% menor. Sendo assim, a gente consegue contribuir para um consumo mais sustentável”, concluiu o técnico da Equatorial.