16/12/2020 17h29 | Atualizado em 16/12/2020 17h52 Por ASCOM
A segunda reunião do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática nesta quinta-feira (17), de 9h30 às 11h30, terá a apresentação dos relatórios de implementação do Plano Estadual Amazônia Agora, Comando e Controle, Fundo Amazônia Oriental (FAO), Programa de Atuação Integrada de Territórios Sustentáveis e Programa de Regularização Fundiária e Ambiental do Pará – Regulariza Pará.
O encontro também aprovará a ata da 1ª Reunião Ordinária, ocorrida em novembro de 2019, no auditório da Sudam e a aprovação da Câmara Técnica de Equidade, Igualdade de Gênero e Mudanças Climáticas, instituída pelo Comitê Executivo do Fórum, composto por 15 instituições.
Este ano, devido a pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus, a reunião será online, através da plataforma google meet e qualquer interessado poderá participar se inscrevendo neste formulário.
O evento será conduzido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’ de Almeida.
“O Fórum é fundamental para a construção participativa dentro do caminho traçado pelo Plano Amazônia Agora, com colaborações da sociedade civil que garantem uma diversidade de óticas sobre a estratégia. Além disso, o Fórum é uma importante ferramenta de acompanhamento dos avanços do Estado na gestão ambiental”, afirmou o titular da Semas, Mauro O’ de Almeida.
Mais sobre o Fórum Paraense de Mudanças Climáticas
O Fórum foi reativado em 2019, após 10 anos sem funcionar, uma iniciativa que demonstra o compromisso do atual Governo estadual com o meio ambiente e inaugura um novo tempo para a gestão ambiental no Pará.
Em abril de 2020, o Estado instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, que estabelece o Fórum como a instância de promoção dos debates, consultas e estudos sobre as políticas públicas de desenvolvimento socioambiental do Pará. O Fórum também é o espaço colaborativo de apoio para criação e implementação das políticas públicas de bioeconomia, serviços ambientais e Projetos de Redução de Emissões Decorrentes de Desmatamento e Desflorestamento (REDD+).
Em 2020, as pautas da reunião do Fórum foram: a Instituição da Câmara Técnica de Gênero e Equidade no âmbito do Fórum, para discutir as questões de desigualdade de gênero e igualdade de oportunidades no âmbito das políticas de desenvolvimento socioambiental do Estado. Além da apresentação das ações planejadas para o Fundo Amazônia Oriental, Força Estadual de Combate ao Desmatamento, Regulariza Pará e do Territórios Sustentáveis em 2020