29/10/2020 14h31 | Atualizado em 29/10/2020 14h33 Por ASCOM
Incentivar hábitos saudáveis na alimentação das pessoas está entre os principais objetivos da segunda Feira da Agricultura Familiar em 2020, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Montada nesta quinta-feira (29), em frente à sede do órgão ambiental, na travessa Lomas Valentinas, no bairro do Marco, em Belém, a feira é programada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), para também apoiar os pequenos produtores rurais. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Pará (Peaaf), coordenado pela Semas.
A pedagoga Izabele Carvalho, integrante da organização da Feira, explica que a novidade desta edição é a Queijaria Três Irmãos do Marajó, do município de Soure. A feira disponibilizou também produtos orgânicos do bairro Curuçambá, em Ananindeua; sementes amazônicas, de Belém, frutas, pescados, mel e uma grande variedade de produtos alimentares saudáveis.
“A feira é uma forma de sensibilizar a população a ter uma alimentação saudável e dar apoio a pequenos agricultores familiares”, define.
Alcilene Carvalho representa os 60 associados da Associação dos Catadores de Caranguejo e da Fábrica Beneficiadora de Carne de Caranguejo e Camarão, da Vila do Treme, no município de Bragança, nordeste do Estado.
Toda a mão de obra é da localidade bragantina e a fábrica é registrada na Agência de Defesa Agropecuária (Adepará). A população da localidade atua como catadores e manipuladores do pescado, todos com carteira de saúde.
CERTIFICAÇÃO
“Já trabalhamos há algum tempo com a Semas, conquistamos uma boa clientela por causa dos bons preços e da qualidade dos nossos produtos, certificados pelos órgãos de controle e fiscalização do Estado”, esclarece.
Moradora da passagem Simeão, na vizinhança da Semas, Sanderly Araújo comprou camarão, caranguejo e produtos naturais de combate à rinite e à asma.
“Os preços estão de acordo com esse momento de pandemia e o resultado dos produtos naturais é muito bom, porque já comprei na feira anterior e funcionou muito bem”, assegura.