23/10/2020 16h06 | Atualizado em 29/10/2020 15h57 Por ASCOM
Preparar técnicos para atuação em vistorias de Planos de Manejos Florestais Sustentáveis (PMFS) foi o objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ao participar de um treinamento realizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), na Fazenda Rio Capim, no município de Paragominas, de 18 a 23 de Outubro de 2020. A equipe da Semas esteve composta por 14 profissionais, todos engenheiros florestais da diretoria de Gestão Florestal e dos Núcleos Regionais (Nures), do órgão ambiental do Pará.
No treinamento, os técnicos da Semas aprenderam técnicas de planejamento e construção de estradas e pátios, derruba de árvores e arraste de toras, com ênfase à Exploração de Impacto Reduzido (EIR) – floresta explorada com o menor impacto possível.
“É importante a capacitação dos técnicos da Semas, seja para apropriação de novos conhecimentos e práticas ou para a atualização de seus conhecimentos sobre técnicas e tecnologias inovadoras e mais sustentáveis. O curso do IFT, de técnicas de manejo florestal para tomadores de decisão, tem esse viés e, aliada à valorização de nossos servidores, visa à promoção de um modelo sustentável que desejamos, sem dúvida, aplicar”, comenta Rodolpho Zahluth Bastos, Secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.
O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), com foco em questões florestais, que atua na Amazônia há mais de 20 anos, apoiado por diversos doadores que recebem e aprovam projetos que objetivam promover boas práticas de manejo florestal de uso múltiplo na Amazônia. O Instituto possui relevante acervo teórico para aplicação de técnicas de Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido (MF-EIR).
Para a formatação e condução do programa de capacitação e treinamento, a instituição conta com uma estrutura que inclui um Centro de Manejo Florestal em Paragominas, em parceria com a empresa Cikel, que dispõe de um Plano de Manejo para demonstrações e treinamentos. O Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB) conta também com máquinas de exploração florestal e equipamentos diversos para aplicar as práticas de manejo.