Servidores da Semas aprendem técnicas de primeiros socorros

16/10/2020 13h26 Por ASCOM

Servidores da Semas aprendem técnicas de primeiros socorros

O conhecimento para ações imediatas em casos de acidentes foi o objetivo do treinamento de primeiros socorros direcionado aos motoristas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) iniciado na quinta-feira (15) e encerrado nesta sexta (16), na sede da Semas, em Belém. A iniciativa coordenada pela Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias (Sagat) do órgão ambiental do Pará foi ministrada por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

No primeiro dia da capacitação, a equipe de bombeiros explicou aos participantes desde análise primária da situação, como a verificação do estado de consciência, respiração e circulação da vítima, até uma análise secundária, realizada depois da primeira fase, quando identifica-se lesões e outros problemas que ameacem a sobrevivência da vítima. Casos de obstrução das vias aéreas (engasgo) e manobras para desobstrução e ainda a reanimação cardiopulmonar também foram demonstradas em bonecos preparados para o treinamento e nos próprios participantes que interagiram permanentemente durante as demonstrações das técnicas de primeiros socorros.

Nesta sexta-feira, 16, o treinamento continuou para conhecimento das ações necessárias de primeiros socorros em casos de hemorragias, queimaduras, fraturas e movimentação de vítimas.

O Sargento Richards, coordenador da equipe de Bombeiros, – Cabos Botelho e Jakeline e a Soldado Ana Karla – disse que o treinamento é de grande importância porque os acidentes ocorrem às vezes dentro dos próprios órgãos públicos. Problemas como o engasgo, segundo os bombeiros, são muito comuns, principalmente com crianças. “A gente percebe que algumas pessoas que passaram pelo treinamento já atuaram dentro do próprio trabalho, em casa e até na rua, são ocorrências do dia a dia. Acidentes e mal-estar ocorrem em qualquer lugar”, afirma o Sargento.

O gerente de Transportes da Semas, Tiago Valente, avalia que a capacitação tem a finalidade de qualificar os motoristas. “Saber agir em casos de acidentes e dar os primeiros socorros às vítimas até a chegada do socorro específico é fundamental para quem trabalha em áreas de difícil acesso e dentro de matas”, garante.

Michel Robson, motorista da Semas, revela que em recente viagem nas estradas foi testemunha de alguns acidentes no percurso e declara que é preciso estar preparado para socorrer vítimas. “Esses conhecimentos ajudam muito e servidores de outros setores também precisam aprender técnicas de condutas de primeiros socorros, porque nas viagens a vítima também pode ser o motorista”, ressalta o profissional.

Veja Também