08/10/2020 13h52 Por ASCOM
O final de semana do Círio será de chuva, mas também de bastante calor, prevê a Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). No sábado (10), as chuvas podem acontecer durante a tarde e início da noite, quando as temperaturas ficarão em torno de 26ºC e 27ºC. No domingo (11), a temperatura iniciará em elevação, com muita nebulosidade e tempo muito abafado, com possibilidades de chuvas do meio para o final tarde. A temperatura máxima esperada é em torno de 33ºC, por volta das 14h e 15h.
A Rede Estadual de Previsão Climática também indica uma transição este mês do período seco para o chuvoso na região centro-sul do Estado, com valores pluviométricos estimados entre 75 a 200 mm. Na porção norte do Pará, onde está a Região Metropolitana de Belém (RMB), é prevista manutenção de tempo quente e abafado ao longo das manhãs e tardes, com chuvas entre 50 a 150 mm.
O coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia da Semas, o meteorologista Saulo Carvalho, explica que o mês de outubro, até agora, tem sido marcado pela regularidade das chuvas. Segundo ele, na região norte do Estado tem sido observado chuvas de normal até acima do normal, incluindo a RMB, onde têm ocorrido também muitos eventos isolados de tempestades com rajadas de ventos, relâmpagos e trovoadas.
“Há condições termodinâmicas favoráveis, como a combinação de temperaturas elevadas com umidade disponível. Além das condições termodinâmicas favoráveis, o fenômeno de ilhas de calor – presente na capital paraense – ajuda na severidade dos eventos meteorológicos”, exemplifica Saulo.
Segundo os meteorologistas da Semas, no atual panorama climático, a previsão para o Estado é que as chuvas continuem na parte norte e na região sul, que já está caracterizada como início da estação chuvosa, nas cidades de Marabá, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Itaituba e Novo Progresso. Os municípios já experimentam leve redução das temperaturas ao longo do dia e chuvas mais frequentes.
A Semas alerta que durante as fortes chuvas, a população deve tomar certos cuidados, como se proteger em abrigos, não ficar debaixo ou próximo de árvores e não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica