04/09/2020 11h36 | Atualizado em 04/09/2020 11h43 Por ASCOM
Devido à pandemia de Corona Vírus, a 3ª Rodada de Consultas Públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Pará (PERH Pará) vai ser virtual. Para evitar aglomerações, a equipe do PERH produziu um vídeo para explicar o Plano de Ações e dar sequência na construção do Plano. Esta etapa é destinada à discussão da Proposta de Diretrizes e seria realizada presencialmente em Altamira, Belém, Marabá e Santarém, como nas etapas anteriores.
Vídeo da 3ª Consulta Pública do PERH
Vídeo no YOUTBE
O PERH Pará é o primeiro estudo oficial a ser produzido no Estado e desde o segundo semestre de 2018 é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PA), com gerenciamento técnico da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape).
Em sua fase de gestão, o Plano reuniu e processou informações para orientar o planejamento e a gestão dos recursos hídricos do Estado. Desta forma, foram definidos os meios e os procedimentos necessários para sua implementação e desenvolvimento, no curto, médio e longo prazo.
No ano passado, foram desenvolvidos o Plano de Trabalho, estudos e consultas públicas que permitiram a consolidação do Diagnóstico e do Prognóstico dos Recursos Hídricos, com base no cenário atual e projetado para as sete macrobacias do Estado.
A gestão dos recursos hídricos do Pará é baseada nos debates promovidos nas consultas públicas realizadas nas cidades polo das quatro macroáreas do Processo Participativo, Altamira, Belém, Marabá e Santarém.
Já foram realizadas oito Consultas Públicas nas etapas de Diagnóstico e Prognóstico, com participação de cerca de 500 pessoas, representantes da Sociedade Civil e representantes do Poder Público e dos usuários dos recursos, que contribuíram para o aperfeiçoamento do Plano.
Este processo aprofundou o conhecimento sobre os diversos aspectos vinculados às condições hídricas no Estado, para fornecer insumos necessários ao desenvolvimento de propostas que visam operacionalizar a gestão e dar continuidade às ações de planejamento segundo as condições e interesses regionais e locais nas macrobacias paraenses. Estas propostas são apresentadas na versão preliminar do Produto 6, a Proposta de Diretrizes, Programas e Metas do PERH Pará, de julho de 2020.
Link do portal do PERH