Curso de formação dos novos fiscais da Semas encerra nesta quinta (30)

30/04/2020 06h09 Por ASCOM

Curso de formação dos novos fiscais da Semas encerra nesta quinta (30)

Encerra nesta quinta-feira (30), o curso de formação dos novos fiscais da  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A aula de encerramento será realizada, às 15h, por meio de videoconferência, em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O link da transmissão será disponibilizado nas redes sociais do órgão ambiental estadual.

Capacitação EAD

Como forma de enfrentamento ao novo Coronavírus, a formação dos novos fiscais, que se iniciou no último dia 15 de abril, foi feita totalmente no formato de Educação a Distância (EAD), na plataforma da Escola de Governança. A capacitação abrange outros servidores, também contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado, para os setores de licenciamento, outorga e análise de Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de agentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

O conteúdo programático foi ministrado em videoaulas, produzidas por 26 professores. Para o setor de fiscalização, foram 13 módulos, que incluiu noções da legislação estadual e federal aplicada ao meio ambiente; fraudes com repercussão ambiental; fundamentos de fiscalização ambiental e fiscalização de flora.

Força Estadual

A partir de maio, os 75 novos fiscais, somados aos cerca de 10 que compõem o quadro atual de fiscalização da secretaria, vão atuar no combate aos crimes ambientais no Pará, dentro das ações da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, instituída em fevereiro deste ano, após decreto assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Coordenada pela Semas, a Força Estadual é um dos quatro pilares do “Amazônia Agora”, macroestratégia criada para desenvolver iniciativas que reduzem as taxas de desmatamento ilegal no Pará. O Ideflor-Bio, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil integram a Força Estadual. Ainda este ano, a Semas deve abrir um novo concurso para complementar as 100 vagas disponibilizadas no último edital para o setor de fiscalização, que não foram totalmente preenchidas.

Veja Também