06/03/2020 21h49 Por ASCOM
O secretário Adjunto de Gestão e Regularidade da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, e a diretora de Geotecnologias do órgão ambiental estadual, Maximira Costa, participaram de uma reunião, nesta quinta-feira (05), em Brasília, com representantes do Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Pelo SFB, estavam presentes o diretor-presidente, Valdir Colatto, e a diretora de Cadastro e Fomento Florestal, Jaine Cubas.
Objetivo do encontro foi discutir e atualizar a proposta da análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural, que será implementada pelo SFB, iniciando no Estado do Pará.
A análise dinamizada consiste na utilização de filtros automáticos baseados em dados oficiais para uma análise automatizada dos Cadastros do Estado do Pará, buscando redução do tempo e otimização de pessoal e recursos no processo de regularização ambiental.
Pioneirismo na municipalização do CAR
O Pará foi o primeiro estado brasileiro a municipalizar a análise do Cadastro Ambiental Rural, fechando o ano de 2019 com 12 municípios habilitados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do SICAR/PA conforme Instrução Normativa (09/2019), que estabelece os novos critérios de habilitação aos municípios do estado para a realização da Análise do Cadastro Ambiental Rural.