14/02/2020 18h39 | Atualizado em 14/02/2020 20h40 Por ASCOM
Visitas técnicas em serraria e posto de combustível marcaram o encerramento do III Treinamento e Desenvolvimento da Gestão Ambiental (TDGeam), nesta sexta-feira (14). A programação dedicada a 21 municípios de regiões do Pará, teve a intenção de fortalecer os quadros técnicos municipais e as parcerias entre o estado e municípios paraenses. A transmissão de conhecimento e experiências aos participantes foi realizada por profissionais da Gerência de articulação e municipalização da gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), para apoiar a estruturação da gestão ambiental municipal. O Fundo Amazônia apoia a atuação do TDGeam.
Os participantes do treinamento fazem parte do quadro técnico das secretarias de meio ambiente dos municípios de Castanhal, Igarapé-Açu, Maracanã, Marapanim, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, Colares, Inhangapi, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Vigia, Augusto Corrêa, Bragança, Salinópolis, Santarém Novo e São João de Pirabas (região nordeste), Senador José Porfírio e Uruará (Xingu), Jacareacanga (Tapajós) e Gurupá (Marajó).
Orientações sobre os desafios no contexto das emergências climáticas, descentralização e municipalização da gestão ambiental no Pará, legislação ambiental nas esferas federal e estadual, diretrizes e instrumentos de controle, acesso ao ICMS Verde, criação e gestão de Unidades de Conservação, fiscalização e licenciamento ambiental, sistemas de monitoramento de desmatamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental e outros temas também estiveram na pauta do evento.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo, do município de Senador José Porfírio, região Xingu, Jânio Damasceno, declarou que os palestrantes dedicaram empenho na transmissão do conhecimento aos integrantes das secretarias municipais. “É sempre bom levar o aprendizado para repassar em nosso município e contribuir qualitativamente para o desenvolvimento. O intuito do treinamento foi alcançado com êxito”, conclui.
Da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gurupá, no Marajó, a engenheira agrônoma, Camila Barbosa afirmou que os palestrantes são excelentes e o aprendizado enriquecedor. “Aprendemos muitas coisas novas sobre problemas comuns a vários municípios, que enfrentamos todos os dias. Espero que a Semas nos informe sempre sobre as qualificações dos corpos técnicos das secretarias municipais”.
Iranildo Almeida, integrante da Secretaria de Meio Ambiente do município de Colares, nordeste do Pará, considerou o evento muito produtivo, com palestras muito esclarecedoras. “As dúvidas foram tiradas e acredito que deveríamos debater as políticas públicas com mais frequência, para adquirir mais conhecimento. A minha nota é 10”, aprova.