Semas prepara agentes ambientais no bairro Icuí-Guajará

31/01/2020 15h52 | Atualizado em 31/01/2020 16h09 Por ASCOM

Semas prepara agentes ambientais no bairro Icuí-Guajará

Encerrou nesta sexta-feira (31) uma oficina de formação de Agentes Ambientais promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a estudantes da Escola Maria de Nazaré Rios e moradores do bairro Icuí-Guajará, no município de Ananindeua, na Grande Belém. A atividade, que iniciou na segunda-feira (27), integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do estado, que leva ações de segurança e cidadania a outros seis bairros da Região Metropolitana.

Os bairros do Jurunas, Guamá, Terra Firme, Cabanagem e Benguí, em Belém, e Nova União, em Marituba, também são atendidos pelo TerPaz, com várias instituições governamentais desenvolvendo ações sociais nesses locais considerados com alto índice de fragilidade social.

A oficina ministrada por técnicos da Semas envolve a transmissão do conhecimento da legislação ambiental, das políticas Nacional e Estadual voltadas ao meio ambiente, tipos de poluição, coleta e destino adequados dos resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável e outras abordagens. A atividade estimula a percepção aos problemas ambientais da comunidade, com planejamento e ações coletivas para resolver vulnerabilidades socioambientais desses locais.

Compostagem – Em fevereiro, para complementar a ação desta semana, está programada uma oficina de compostagem para repassar aos comunitários métodos de fabricação de composteiras e as fases necessárias à produção de adubo – aproveitamento de cascas de frutas e ovos, restos de material orgânico e as etapas indispensáveis na transformação do produto -, para serem utilizados nos espaços em quintais, jardins e outros ambientes e até como fonte de renda.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara

Semaspara

Semaspara

 

 

Veja Também