Semas participa em Brasília de reunião sobre Paisagens Sustentáveis na Amazônia

30/01/2020 18h21 | Atualizado em 03/02/2020 10h36 Por ASCOM

Semas participa em Brasília de reunião sobre Paisagens Sustentáveis na Amazônia


A proteção da biodiversidade e a implantação de políticas e ações para promover o uso sustentável e a recuperação da floresta amazônica estão entre as finalidades da participação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em reunião do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL,sigla em inglês), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF). O Pará participou junto com outros representantes de estados amazônicos no evento.

No Paisagens Sustentáveis, além dos órgão estaduais de Meio Ambiente dos estados amazônicos, também participam instituições federais como a Secretaria de Biodiversidade e o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos do MMA; Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e as entidades executoras FunBio e a Conservação Internacional.

As ações previstas nos componentes estratégicos no Pará são capitaneadas pela Semas e pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IdeflorBio): Sistemas de áreas protegidas da Amazônia; Gestão integrada de paisagens; Políticas públicas e planos para proteção e recuperação de vegetação nativa e Coordenação de projetos, capacitação e cooperação regional.

POA – O estado do Pará concentra ações nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no sudoeste paraense. Nesse segundo ano do Plano Operacional Anual (POA) o trabalho está direcionado para São Félix, em torno da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, com ações de apoio à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prada), e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) da propriedade – quando o responsável pelos imóveis aderem após inscrição no CAR. Há previsão de análise de 3 mil CARs em São Félix do Xingu, em 2020.

De acordo com o representante da Semas, em Brasília, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, o projeto vai até o final de 2023 e este ano desenvolverá ações relacionadas à recuperação de vegetação Nativa na Unidade de Conservação de Uso Sustentável APA Triunfo do Xingu e para desenvolver essas atividades, o Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg) foi convidado para uma parceria com o órgão estadual.

“Destinamos parte dos recursos para ações a serem desenvolvidas pelo Museu Emílio Goeldi, por exemplo, identificar áreas de potencial implantação para coleta de sementes, identificar as sementes adaptadas da vegetação nativa da região e implantar uma área e uma casa de coleta de sementes, que serviria para os planos de recuperação de área degradada. A ação está vinculada ao Programa de Regularização Ambiental. Temos agora, nesse segundo ano, recursos destinados para a Semas na ordem de R$ 2,5 milhões a serem investidos nos anos de 2020 e 2021”, contabiliza.

O projeto Paisagens Sustentáveis tem integração com outros projetos da Semas, entre eles o Territórios Sustentáveis. Recém-lançado pelo governo do estado, é um programa de desenvolvimento econômico e social, com intuito de mudar a cultura produtiva e aumentar a renda e as áreas livres de desmatamento ilegal, entre outras ações sustentáveis.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara

Semaspara

Semaspara

Veja Também