Oficina de compostagem e formação de agentes ambientais marcam retorno da Semas no TerPaz

10/01/2020 14h01 | Atualizado em 10/01/2020 15h05 Por ASCOM

Oficina de compostagem e formação de agentes ambientais marcam retorno da Semas no TerPaz

Uma oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, líquidos, orgânicos, por meio de compostagem, marcará a primeira ação, no retorno da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), no bairro do Guamá, em Belém, nos dias 16 e 17 de janeiro, no prédio da seccional urbana da comunidade. O TerPaz é um programa do governo do estado que atua desde 2019, em sete bairros, de Belém, Ananindeua e Marituba, para combater a fragilidade social nesses territórios, com repressão e ações sociais, em busca de soluções que melhorem a segurança, o meio ambiente, a cidadania e a renda dessas comunidades.

O técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, Raphael Sereni, será o orientador da oficina, onde explicará inicialmente o passo a passo da fabricação de composteiras, para posterior produção do composto orgânico, a partir de cascas e restos de frutas e legumes, borra de café, casca de ovos, entre outros produtos que podem ser reaproveitados, também como resíduos líquidos, o biofertilizante.

Incentivar a atitude de compostagem evita que o material orgânico vá para a coleta domiciliar e, além de aliviar a carga dos aterros sanitários, possibilita a utilização dos adubos produzidos em hortas caseiras, jardins e até comercialização do material, na geração de renda aos comunitários.

A programação ainda contempla a produção de coletores seletivos para os resíduos sólidos recicláveis e não-recicláveis recolhidos no bairro – marrom: orgânico; amarelo: metal; azul: papel; vermelho: plástico e verde: vidro -, que também podem gerar renda aos moradores do bairro.

Essa oficina será o complemento da Formação de Agentes Ambientais ocorrida em 2019, no bairro do Guamá, em ação do TerPaz, voltada para estudantes e moradores em geral do local, que receberam certificados de conclusão.

Agentes ambientais – A equipe da Ceam, para sensibilizar o público de estudantes e comunitários a reconhecer problemas ambientais e buscar soluções para as questões identificadas, vai atuar na formação de agentes ambientais nos bairros do Jurunas, em Belém, na Escola Padre Benedito Chaves, de 20 a 24 de janeiro, e no bairro do Icuí-Guajará, no município de Ananindeua, na Escola Maria de Nazaré Rios, de 27 a 31 de janeiro. O trabalho é feito em parceria com o poder público dos municípios envolvidos nas atividades.

No início de fevereiro, as oficinas de compostagem vão ocorrer nesses dois bairros, para complementar a programação.

Programação

Oficina de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Orgânicos
Território: Guamá
Data: 16 e 17/01.
Horário: 9h às 12h
Local: 11ª Seccional Urbana do Guamá
Endereço: Avenida Perimetral, nº 481

Formação de Agentes Ambientais
Território: Jurunas
Data: 20 a 24/01
Horário: 9h às 12h
Local: E.E.E.F.M. Padre Benedito Chaves
Endereço: Rua dos Mundurucus, nº 760

Formação de Agentes Ambientais
Território: Icuí-Guajará
Data: 27 a 31/01
Horário: 9h às 12h
Local: E.E.E.F. Maria de Nazaré Marques Rios
Endereço: Rua São Pedro, Quadra 6, SN (Próximo à Rua Santa Fé)

Veja Também