Semas realiza palestra sobre o uso de radar

22/11/2019 17h38 | Atualizado em 24/11/2019 07h23 Por ASCOM


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou ontem (20), no Auditório do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), uma capacitação voltada para servidores e interessados em conhecer um pouco mais sobre o trabalho do pesquisador holandês Dr. Dirk H. Hoekman.

Cerca de 40 pessoas conheceram mais sobre o monitoramento por radar e as pesquisas do departamento de Ciências Ambientais da Universidade da cidade de Wageningen, da Holanda. O pesquisador explicou em detalhes o funcionamento desta tecnologia, expôs vários dados sobre o sistema e tirou dúvidas do público presente.

Além de seu uso no monitoramento ambiental, o sistema de radar também é utilizado na agricultura, gerando resultados que evidenciam, por exemplo, idade, fase de crescimento e altura de uma plantação, atuando na identificação de culturas, avaliação do estado das colheitas, estimativa de produtividade, mapeamento das características do solo e monitorização de práticas agrícolas. O radar também pode ser utilizado na área de licenciamento ambiental, devido à facilidade de mapeamento de qualquer região e em qualquer condição climática.

A Universidade de Wageningen ocupa uma das cinco primeiras posições no índice mundial de publicações nas áreas de alimentos, agricultura, plantas, animais e meio ambiente. Segundo a lista Higher Education Ranking publicada pela revista Times, a Universidade está entre as 77 melhores universidades do mundo.

Veja Também