Governo prestigia seminário internacional em defesa da região amazônica

14/11/2019 17h20 | Atualizado em 14/11/2019 18h12 Por ASCOM

O governador do Estado, Helder Barbalho, participou, nesta quinta-feira (14), do I Seminário Internacional de Defesa e Proteção da Amazônia, realizado pelo Comando Militar do Norte, do Exército Brasileiro, no Hangar, em Belém. No evento, Helder visitou a exposição feita por instituições e empresas nacionais e estrangeiras, que apresentam o que há de mais moderno nas áreas da segurança das Forças Armadas, além de demonstrações de equipamentos.

É uma satisfação receber um evento como esse aqui, sobretudo na nossa região, com suas peculiaridades, seus desafios com destaque das fronteiras da Amazônia. Esperamos que o conteúdo aqui externado possa contribuir com a segurança pública do Estado do Pará”, afirmou.

O seminário internacional reúne, desde terça-feira (12), órgãos nacionais, estaduais e municipais, além das delegações de 13 países. O Governo do Pará é representado pela Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Ao longo de três dias, o evento debateu o desenvolvimento sustentável da região, além de estratégias de defesa e ações humanitárias, com discussões sobre emprego de tropa nas operações em ambiente de selva, harmonia entre o desenvolvimento regional e respeito ao meio ambiente, além de possíveis soluções para a segurança na região amazônica.

O coronel João Goubert, coordenador geral do seminário, ressaltou a importância da participação do Estado no evento. “É uma oportunidade para que militares e civis se unam no quesito segurança, defesa e meio ambiente. São 12 painéis diferentes, com a presença de todos os estados da Amazônia. Na quarta (13), por exemplo, discutimos a segurança pública na nossa região”, comentou.

“Participar de debates e prestigiar a exposição dos instrumentos utilizados por outros países, por meio de um evento como este, é de extrema importância para criarmos mecanismos, de forma integrada, que possam proteger e preservar a Amazônia e o povo que habite neste local, de maneira especial. É um seminário construído com uma excelente organização pelo Comando Militar do Norte e que reúne não só os órgãos de defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica, mas como os órgãos de segurança também”, destacou o secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Ualame Machado.

Dentro da programação de hoje, o principal painel do evento reuniu representantes das universidades federais do Pará e do Amazonas e os Secretários de Meio Ambiente de cada estado. Mauro O’de Almeida, titular da Semas (PA) apresentou as ações realizadas pelo estado para a proteção e monitoramento ambiental da Amazônia, realizada em conjunto com ações socioambientais, para o desenvolvimento sustentável da sociedade do paraense. “Manter a floresta em pé criando oportunidades para que a população consiga ter qualidade de vida e de renda é um dos principais objetivos das ações que estamos desenvolvendo. Implantamos o Programa Territórios Sustentáveis com ações focadas nos principais municípios que têm histórico de elevados índices de desmatamento, para mudar essa realidade. E a partir deste seminário, a gente espera ter uma relação ainda mais próxima com as Forças Armadas na defesa da Amazônia”, disse o Secretário.

*Com informações do Comando Militar do Norte e da Agência Pará.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara