Círio de Nazaré foi o tema da feira da agricultura familiar realizada pela Semas

10/10/2019 11h02 Por ASCOM

A Feira da Agricultura Familiar entrou no clima de Círio. O evento foi realizado em frente à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quinta-feira (10). Nesta 6ª edição, os agricultores ofereceram hortaliças, frutas e legumes agroecológicos, adubados por meio de compostagem e sem agrotóxicos. Um dos diferenciais da feira foram os produtos típicos do almoço do círio como, tucupi, maniçoba, jambu e maniva pré-cozida, dentre outros vendidos pelos produtores.

Sineide Vasconcelos, técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas, explica sobre a realização da feira em alusão ao Círio. “A feira é especialmente alusiva ao Círio de Nazaré, porque além de ser uma festa religiosa também tem a questão cultural e automaticamente mexe com a nossa culinária. A nossa feira acontece mensalmente e tem uma especificidade: é feita pelas mãos de agricultores familiares, que a tornam diferente pelos produtos que estão sendo oferecidos como o jambu, maniçoba, tucupi e muito mais. Bom para os servidores da Semas e aos moradores aqui de perto, já que não existe uma feira na proximidade”, esclarece.

O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf/PA) oferece essa atividade. No Pará está sob a liderança da Semas, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam). O programa atua para o desenvolvimento rural sustentável e fortalecimento da agroecologia.

“Como aposentado e trabalhador rural, participar desta feira organizada pela Semas, que tem convênio conosco, é muito importante para nós, porque alguns produtos muitas vezes não conseguimos vender com êxito, e aqui nós temos ótimos resultados e estamos contente com isso”, explica Luiz Antônio, Produtor rural do bairro do Curuçambá, no município de Ananindeua.

Segundo Lucilene de Carvalho, integrante da associação Filé do Mangue, “participar da Feira da Agricultura Familiar do Círio com os nossos produtos é participar da tradição da culinária paraense. A população que vem de longe do estado para as festividades do Círio gosta muito dos produtos regionais e esses produtos estão sendo oferecidos por nós aqui na feira e com preços bons para o bolso do consumidor”, comenta.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara

Semaspara

Semaspara

Veja Também