SEMAS CAPACITA AGENTES AMBIENTAIS EM BREVES

Técnicos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ministraram entre os dias 2 a 5 de setembro uma Oficina de Formação de Agentes Ambientais no município de Breves, no arquipélago de Marajó. As atividades foram iniciadas na noite de segunda-feira, dia 2, com reunião na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Breves (Semma), entre os técnicos da Semas e a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Breves, Maria Mara Pinheiro de Abreu. Na ocasião, foram definidas a programação do curso.

A Oficina de Formação de Agentes Ambientais foi aberta no dia 3, no Cine Teatro da Praça do CEU, pelos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, Thalita Andrade e Raphael Sereni. Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Breves, Maria Mara Pinheiro de Abreu, a vereadora Orquidéia Nascimento, representando a Câmara Municipal de Breves, e o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Reginaldo Lourenço.

No dia 4, a oficina promoveu visita ao lixão municipal e ao igarapé do bairro Santa Cruz. No local, foram constatados os impactos socioambientais causados pelo despejo desordenado de resíduos.

Durante a oficina, servidores da Semma receberam capacitação para produção de composteiras domésticas, com objetivo de reciclar resíduos orgânicos e produzir adubo.

Na manhã do dia 5, 36 mudas foram plantadas nas praças Da Bíblia e Santa Rita, em comemoração ao Dia da Amazônia. Também foi realizada uma trilha ecológica no interior da Escola de Civismo e Cidadania Tiro de Guerra de Breves, com acompanhamento do subtenente Roberto Magno. À noite, houve a cerimônia de conclusão da Oficina com entrega de certificados aos agentes ambientais.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Mara Pinheiro de Abreu, a oficina “foi de suma importância para o fortalecimento da política ambiental em nosso município, pois envolveu diversos sujeitos da comunidade local que poderão contribuir como multiplicadores de informações devido ao aprendizado adquirido, na busca de soluções para os nossos problemas ambientais”. A Secretária acredita em uma conscientização ambiental por parte da população local: “As orientações repassadas pelos técnicos da Semas deverão contribuir para ações concretas que poderão mudar a atitude da população em relação aos problemas ambientais, principalmente em relação aos resíduos sólidos”.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara